O Governador da Província de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” baptizou esta quinta-feira, 12 de Agosto de 2021 a Universidade Rainha Njinga a Mbande, na sequência da primeira visita que efectuou à instituição.
Como é do domínio público, a URNM foi criada em 2020 por Decreto Presidencial sob proposta do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, estando a funcionar a título transitório no polo I do Instituto Politécnico, com uma comissão instaladora coordenada pelo Dr. Eduardo Ekundi Valentim, que recebeu e dirigiu a visita guiada do mais alto dignitário da província.
Além do baptismo , o Governador de Malanje inteirou-se do andamento do processo de inscrições para o testes de acesso à referida unidade académica, aberto desde o passado dia 02 de Agosto do ano em curso. Kwata Kanawa atribuiu nota positiva à forma organizada como o mesmo está a decorrer. Aos candidatos inscritos, o governante augurou que se esforcem bastante para verem coroada de êxito a pretensão de ingressar na Universidade Rainha Njinga a Mbande.
Questionado sobre o impacto da criação da URNM, o Governador considerou uma mais valia, sendo hoje por hoje, o maior instrumento de formação superior a nível da província.
” Representa um grande ganho, mas infelizmente não se fez eco quando foi criada esta universidade . Eu senti isso” lamentou o chefe do governo de Malanje.
Quanto às instalações para a reitoria da Universidade, o governante reconheceu que é fundamental dotá-la de um espaço próprio, e garantiu que a seu tempo será equacionada uma solução, bem como, adiantou que os cursos de engenharia deverão fixar-se em Laúca.
Por seu turno, e à guisa de informação, o coordenador da comissão instaladora da URNM Dr. Eduardo Ekundi Vanentim, PhD. deu a conhecer que o curso de medicina é o mais concorrido, com uma média de vinte e sete (27) candidatos por uma vaga, seguido do curso de enfermagem, e adicionou ainda que por altura da visita do governador, pouco mais de quatro mil estudantes tinham feito a inscrição, quer de forma presencial ou via on-line.
O responsável confirmou também que por despacho da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, poder-se-á prorrogar por uma semana o prazo das inscrições, se as instituições acharem conveniente.
No caso concreto da URNM, Eduardo Ekundi admitiu inscrever mais estudantes até ao dia 17 de Agosto, terça-feira,
Carlos Mendes
In Kamboma Mayele
JlXFMTzursHeq