EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

História da URNM

Conheça a nossa história

Histórico

2020
Criação
Criada em 2020, a Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) insere-se no quadro da reorganização da rede de Instituições Públicas do Ensino Superior (IPES) assente no redimensionamento das instituições, que até então vigoravam, com a fusão de algumas delas e a criação de novas.
Aprovação
De acordo com o Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação (MESCTI), a reorganização sucedeu da finalidade de garantir a expansão ordenada, bem como favorecer a adequação do ensino superior aos objectivos estratégicos do desenvolvimento económico, social, tecnológico e comunitário, no território ou territórios em que as mesmas estão inseridas, em conformidade com os programas do Executivo angolano.
Desiganação
A Universidade Rainha Njinga a Mbandi, designada abreviadamente por URNM, é uma pessoa colectiva de direito público com a natureza de Instituto Público e com a categoria de estabelecimento público. Está vocacionada para a formação de quadros de nível superior para diversos ramos do saber, da investigação e da prestação de serviços à comunidade, dotada de personalidade jurídica própria. Goza de autonomia científica, pedagógica, cultural, disciplinar, administrativa e financeira, nos termos da lei.
Missão
A URNM é uma Instituição de Ensino Superior, que se figura entre as universidades públicas, que tem por missão o desenvolvimento de actividades de formação académica e profissional de alto nível, da investigação científica e da extensão Universitária, em todas as áreas do saber. Consta do perfil contribuir para a promoção e o desenvolvimento do ensino superior no país, numa perspectiva de desenvolvimento integral do homem, mediante uma formação académica que contemple os aspectos científicos, profissionais, éticos e cívicos.
Visão
Por esta razão, não se limita somente a formar profissionais. Cria líderes, potencia inovadores, encoraja empreendedores. Em resumo, forma pessoas que podem fazer a diferença na comunidade. A URNM é uma instituição de ensino superior de âmbito nacional com visão de cooperar com instituições, empresas e associações, interligando o estudo e o trabalho, a educação e o ensino, a ciência e a tecnologia, com o sentido de garantir a inserção social e profissional dos formandos, bem como promover acções que contribuam para o desenvolvimento das comunidades em que está inserida.
Sede
A URNM norteia-se pelos valores que sustentam a visão estratégica que devem estar presentes em todos os seus programas e actividades. Enquanto instituição de ensino, além dos valores específicos, procura uma disposição de estar para o Trabalho, a Responsabilidade, o Respeito, a Liberdade e a Transparência. Com sede na cidade de Malanje, província de Malanje, a URNM existe para servir a comunidade!