A Faculdade de Medicina da Universidade Rainha Njinga A Mbande (FM-URNM) é a primeira instituição pública de ensino superior a nível província de Malanje.
Foi criada pelo decreto número 07/09 de 12 de Maio como uma das unidades orgânicas da Universidade Lueji A’ Nkonde. Trata-se de uma pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia estatutária científica, pedagógica, administrativa, patrimonial, financeira e disciplinar, nos termos da legislação em vigor.
NÚMERO DE ESTUDANTES MATRICULADOS NO PRESENTE ANO LECTIVO E DISTRIBUIÇÃO POR ANO DE FREQUÊNCIA 2022/2023
Durante o período em referência, estiveram matriculados na Faculdade de Medicina um total de 371 estudantes, sendo 197 do sexo masculino e 174 do sexo feminino. O 2.º ano f oi o que maior número de estudante tem matriculados, como ilustram quadro abaixo:
QUADROS FORMADOS PELA FACULDADE DE MEDICINA DE 2009 A 2021/2022
A Faculdade de Medicina já formou um total de 495 Médicos. O quadro abaixo, apresenta de forma detalhada os anos de formação e género.
Para o ingresso, são admitidos os candidatos que tenham sido aprovados no exame de acesso organizado pela instituição. Os candidatos devem para tal concluir o ensino médio, em cursos que são avaliados para o acesso a formação em Medicina Geral.
Tendo em conta as competências e habilidades adquiridas durante o curso de Medicina Geral, o profissional poderá actuar na área da Saúde.
A Faculdade de Medicina da Universidade Rainha Njinga a Mbande dispõe de sete (7) laboratórios, dos quais um (1) de pesquisa e seis (6) didáticos.
Funcionamos de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, exceto feriados.