A 10 de Novembro de 2011 foi criado o Centro de Investigação Informação de Medicamentos e Toxicologia (CIMETOX), sob a Deliberação Nº 09 / CD_ULAN/2011, de 19 de Agosto. O Centro está adstrito a Faculdade de Medicina de Malanje pertencente à Universidade Rainha Njinga AMbande. O CIMETOX é o primeiro Centro de Toxicologia em Angola e o 13º dos existentes no continente Africano com a peculiaridade de garantir informação toxicológica com carácter permanente todos os dias do ano durante as 24 horas.
Caracterizar o funcionamento do Centro de Investigação Informação de Medicamentos e Toxicologia durante o período 2020.
• Fornecer informações toxicológicas de urgência especializada as 24 horas por dia, 365 dias por ano; sob medicamentos, pesticidas, drogas de abuso, animais peçonhentos, metais, plantas tóxicas, fungos, produtos de higiene e beleza e outros produtos químicos.
• Orientar ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e assistência ao paciente em caso de desastres químicos e envenenamentos em massa a nível nacional.
• Desenvolver projetos de pesquisa relacionados à Toxicologia e outras áreas afins do conhecimento.
• Capacitar recursos humanos em Toxicologia.
É reconhecido como um centro de referência em pesquisa e informação toxicológica, propondo-se a apresentar elevados níveis de excelência no trabalho, voltado aos serviços de saúde, formação e capacitação de recursos humanos, para garantir a defesa e segurança da Saúde Pública a nível nacional.
Principais funções do centro
Fortalecer os vínculos de colaboração no âmbito nacional e internacional com instituições governamentais, empresas e ONGs para o desenvolvimento das investigações toxicológicas em Angola: