Esta possibilidade ficou em aberto aquando da visita que o embaixador da Namíbia acreditado em Angola, Patrick Nandago efectuou no dia 24 de Junho de 2021 às instalações da Faculdade de Medicina e ao Instituto de Tecnologia Agro-alimentar de Malanje.
No final do recorrido, o diplomata namibiano afirmou que já existe um memorando de entendimento entre os dois países, o que, a priori, favorece a formalização e execução, a título de exemplo, de um acordo de troca de experiências no domínio do processamento de produtos com os estudantes e professores do ITA.
Instado a pronunciar-se sobre a impressão que leva das duas instituições, o embaixador da Namíbia fez uma apreciação positiva, sobretudo pela forma como está estruturado e equipado o Instituto de Tecnologia Agro-alimentar construído no quadro da cooperação entre os governos de Angola e França.
No entender de Patrick Nandago, quando estiver totalmente equipado e a funcionar na plenitude das suas capacidades , o ITA vai produzir aacadémicos com um nível de cientificidade assinalável.
Por seu turno, o Coordenador da Comissão Instaladora da URNM, Eduardo Ekundi Valentim, ouvido na qualidade de anfitrião, começou por destacar a honra da visita, e augurou que o intercâmbio entre os estudantes e docentes do ensino superior da Namíbia e da Universidade Rainha Njinga a Mande se possa concretizar, em prol da excelência, almejada por uma instituição do ensino superior que se prese, no que concerne a formação holística de quadros.
Carlos Mendes
In Kamboma Mayele