O Conselho Geral e o Senado são os dois novos órgãos da Universidade Rainha Njinga a Mbande, onde decorre um Processo Eleitoral que vai culminar com a escolha, através do voto, do primeiro Reitor da instituição.
A eleição dos membros afectos aos referidos órgãos teve lugar no dia 11 de Março do corrente ano, durante um pleito realizado no anfiteatro da Faculdade de Medicina.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, Eng. Guilherme Pereira, o Conselho Geral eleito pela comunidade estudantil vai tomar posse no próximo dia 21 de Março, momento que será antecedido da eleição do Presidente e Vice-Presidente do órgão, respectivamente.
Caberá ao Conselho Geral, segundo ainda a nossa fonte, anunciar a eleição do Reitor e do Corpo Reitoral, a par de outras actividades gerais na qualidade de órgão colegial máximo da Universidade.
Na mesma esteira, ao Conselho Geral compete ratificar ou dar parecer favorável às candidaturas apresentadas pelos aspirantes ao cargo de Reitor, acrescentou o Presidente da Comissão Eleitoral.
Importa frisar que são elegíveis para esta função, os docentes do Ensino Superior com as categorias de Professores Catedráticos ou Associados e devem ser doutores.
Por seu turno, o Senado tem uma função mais específica. Guilherme Pereira fez saber que são atribuições do órgão velar pelas questões académicas e científicas da URNM.
Carlos Mendes
In Kamboma Mayele