EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONDECORA REITOR DA URNM COM METADALHA DE PAZ E DESENVOLVIMENTO

Hoje, 24 de Outubro de 2025, o Magnífico Reitor da Universidade Rainha Njinga a Mbande, Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim, foi condecorado por Sua Excelência, o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, na categoria de Paz e Desenvolvimento. Uma distinção que enche de orgulho a Comunidade Académica e Científica de Angola, e particularmente de Malanje, pois essa sublime distinção vem atestar e reconhecer um percurso lustroso marcado pela devoção ao Ensino Superior: na investigação, na formação de quadros nacionais, bem como na gestão de excelência.

Acompanhe, a seguir, um mini resumo biográfico do Magnífico Reitor da URNM:
Nascido a 29 de Novembro de 1980, na província do Huambo, o Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim construiu uma trajectória exemplar de superação, mérito e compromisso com o desenvolvimento humano e científico de Angola.

Licenciado em Ciências de Enfermagem pela Universidade Agostinho Neto e Doutor em Farmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Brasil. Construiu uma trajectória marcada pela dedicação à ciência, à educação e ao serviço público.

Iniciou o seu percurso académico como docente e investigador no Instituto Superior de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto, distinguindo-se pelo rigor científico, pela busca incessante da excelência e pela liderança inspiradora que sempre o caracterizou.

É hodiernamente docente da disciplina de Farmacologia. A sua carreira científica teve início com o estudo dos efeitos farmacológicos dos mediadores gasosos – em particular, do sulfeto de hidrogénio – em modelos experimentais de inflamação. Nos últimos anos, tem dedicado o seu labor académico à investigação das plantas medicinais de Angola, com especial destaque para as espécies da província de Malanje, bem como ao estudo da atenção farmacêutica comunitária no país.

Detentor de uma produção científica vasta e de reconhecida qualidade, tem publicado os seus trabalhos em revistas de elevado impacto internacional, entre as quais se destacam o British Journal of Pharmacology e o Pharmacological Research, entre outras.

Desempenhou funções de Director do Instituto Superior Politécnico de Malanje e, posteriormente, de Coordenador da Comissão Instaladora da Universidade Rainha Njinga a Mbande. Aos quarenta e dois anos, foi eleito Reitor da referida universidade, tornando-se o mais jovem Reitor de uma Instituição Pública do Ensino Superior na história da Angola independente.

Adicionalmente, coordena o projecto de assistência técnica entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e a Times Higher Education, iniciativa que visa apoiar as Instituições Públicas de Ensino Superior na internacionalização e na gestão estratégica dos dados de desempenho académico e científico, em alinhamento com avaliações globais padronizadas e rankings internacionais, bem como o de Membro do Júri do Prêmio Nacional de investigação Científica, 2025.

Preside igualmente ao Conselho de Reitores das Universidades Angolanas (CRUANG) onde tem defendido uma visão moderna e colaborativa para o desenvolvimento do Ensino Superior em Angola.

Convicto de que o conhecimento é o motor do progresso, acredita firmemente que a educação, a ciência e a cooperação são os pilares fundamentais para a construção de uma Angola mais justa, mais próspera e profundamente sustentável.

O Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim é, hoje, símbolo de mérito, humildade e compromisso para com o desenvolvimento de Angola. Destarte, a sua Condecoração pelo Presidente da República no âmbito das Celebrações dos 50 Anos de Independência é mais do que um reconhecimento individual, é um tributo ao poder transformador do Ensino, da Ciência, da Inovação e da Tecnologia.

Parabéns, Magnífico Reitor! A URNM celebra consigo esta merecida distinção.

Saiba mais sobre Curriculum Vitae do laureado, consultando o link abaixo:


Por_uma_universidade_moderna_e_reputada!