A Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) está representada com distinção no I Congresso Internacional de Pedagogia, que decorre desde ontem, 12 de Maio, na cidade do Kuito, província do Bié. O evento é promovido pelo Escola Superior Pedagógica do Bié e reúne especialistas, docentes e investigadores de várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais, com o objectivo de partilharem experiências e reflexões sobre os actuais desafios da educação.
A comitiva da URNM é chefiada pelo Magnífico Reitor, Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim, e integra quatro docentes do Instituto Politécnico, que contribuíram com a apresentação de três comunicações científicas em sessões temáticas do congresso.
As comunicações apresentadas foram:
- “Ansiedade em estudantes angolanos em períodos de exames”:
Apresentada pelo investigador Domingos Pedro Samuel José e pelo docente Cirilo Mendes, esta comunicação teve como foco identificar os níveis e sintomas de ansiedade em estudantes da Escola São José de Cluny, na província de Malanje. Os resultados revelaram que todos os participantes apresentavam sinais de ansiedade, ainda que em graus variados. A investigação salienta o impacto dos contextos socioeconómicos e de saúde no bem-estar psicológico dos estudantes e aponta para a necessidade de protocolos de intervenção adequados.
- “O Processo de Tomada de Decisão: Entre a Burocracia e a Colegialidade”:
Abordada pelo docente Manuel Orlando Capuma, o qual apresentou uma análise sobre os modelos de gestão nas Instituições de Ensino superior Públicas, com base num estudo de caso e análise documental. A pesquisa, ainda em curso, evidencia que a colegialidade nos processos decisórios pode ser fragilizada na ausência de compromisso entre os actores institucionais, favorecendo práticas burocráticas em detrimento da gestão participativa.
- “Portas abertas da Universidade Rainha Njinga a Mbande: Um sonho tornando-se realidade”:
Da autoria do docente Tomé Capeta Solundo, que abordou uma acção de extensão universitária voltada para a promoção do acesso ao ensino superior. O projecto visa orientar os estudantes do ensino médio sobre os procedimentos de ingresso na URNM, promovendo o diálogo entre a universidade e as comunidades escolares, com vista a uma maior inclusão académica.
Destarte, a participação activa da Universidade Rainha Njinga a Mbande neste prestigiado congresso reforça o seu compromisso com a promoção da investigação científica, a excelência académica e a inserção social, pilares fundamentais da sua missão institucional.