Na passada Terça-feira, 25 de Março, a Universidade Rainha Njinga a Mbande realizou, no auditório Prof. Dr. Samuel Carlos Victorino da Faculdade de Medicina, a cerimónia de tomada de posse dos novos titulares para os cargos de Vice-Reitor para a Área Científica e Pós-Graduação e de Director do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar. O evento foi presidido pelo Magnífico Reitor, Prof. Dr. Eduardo Ekundi Valentim.
No seu discurso, o Magnífico Reitor saudou os empossados e reiterou o compromisso do Colégio Reitoral em prestar o apoio necessário para que os desafios das respectivas áreas sejam enfrentados com excelência.
O Prof. Dr. Ngombo Makaya Armando assumiu o cargo de Vice-Reitor para a Área Científica e Pós-Graduação, enquanto o Prof. Dr. Bettencourt de Jesus Coxe Munanga passou a desempenhar a função de Director do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar.
Perfis dos empossados:
Prof. Dr. Ngombo Makaya Armando – Vice-Reitor para a Área Científica e Pós-Graduação
Docente desde 2013 e hodienalmente Professor Auxiliar, lecciona disciplinas ligadas às Redes Informáticas e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em cursos de licenciatura e mestrado na UNIKIVI (Uíge), UGS (Luanda) e URNM (Malanje). Conta com 16 publicações científicas, mais de 200 citações e um Índice-H de 6 na plataforma Google Scholar, com trabalhos indexados por grandes editoras internacionais.
As suas áreas de interesse em investigação incluem Internet das Coisas (IoT), Redes de Comunicação, Produtos e Serviços em Redes Móveis, bem como a Aplicação das TICs no Ensino. Participa regularmente como revisor em revistas científicas reconhecidas pela Web of Science e tem integrado diversas missões académicas e administrativas.
No sector privado, trabalhou como consultor em engenharia de telecomunicações para a empresa Altran – França, participando em mais de 20 projectos ligados a redes de transporte em fibra óptica.
É membro sénior da IEEE (#94078818), revisor da Fundecit desde 2022 e foi homenageado pelo seu desempenho profissional nos 10 anos da ex-Escola Superior Politécnica do Uíge, da Universidade Kimpa Vita.
Formação Académica:
• Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação pela Universidade de Coimbra, Portugal (2016-2020);
• Mestrado Integrado em Engenharia de Tecnologias da Informação e Comunicação pelo IMT Nord Europe (França, 2005-2010);
• Especialização em Gestão de Ensino Superior pela Universidade Católica de Angola & Universidade Aberta (Portugal, 2022-2023).
Prof. Dr. Bettencourt de Jesus Coxe Munanga – Director do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar
Professor Auxiliar no Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar desde 2019, lecciona disciplinas como Microbiologia Geral e Alimentar, Criação e Desenvolvimento de Novos Produtos, Tecnologia de Leite e Derivados, e Tecnologia Sucroalcooleira. Contribui para o Mestrado em Produção e Tecnologia de Alimentos da Universidade José Eduardo dos Santos e co-orienta uma tese de doutoramento no Institut Agro sobre a “Valorização de Frutos Silvestres Angolanos”.
Já actuou como Professor convidado no mestrado SPA2E, do Institut Agro-Montpellier SupAgro, e coordena o Projecto SupAlim, que visa o desenvolvimento técnico e científico de docentes do ITA.
É membro da Associação Multidisciplinar de Investigação Científica (AMIC) e Editor Executivo da Revista Angolana de Ciências (RAC).
Formação Académica:
• Doutoramento em Biotecnologia e Microbiologia pela Universidade de Montpellier e Institut Agro-Montpellier SupAgro, França (2013-2017);
• Mestrado em Nutrição, Saúde Pública e Aproveitamento de Agro-Recursos pelo Institut Agro-Montpellier SupAgro, França (2011-2012);
• Pós-Graduação em Tecnologia Agro-Alimentar pela Universidade José Eduardo dos Santos e Institut Agro-Montpellier SupAgro, França (2010-2011);
• Licenciatura em Engenharia Agronómica pela Universidade Agostinho Neto (2005-2009).
Com estas nomeações, a Universidade Rainha Njinga a Mbande reforça o seu compromisso com a excelência académica e a inovação, promovendo quadros qualificados que contribuirão significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.