A Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) e a Universidade Fort Hare (UFH), da África do Sul, realizaram na Segunda-feira, 18 de Novembro, um encontro estratégico que destacou o fortalecimento da cooperação entre as duas instituições.
Durante o evento, foram apresentados os resultados dos projectos conjuntos, hodiernamente em curso, com enfoque para o impacto nas comunidades locais, incluindo a pesquisa sobre Controlo de Qualidade de Águas e Alimentos.
O encontro avaliou também os desafios enfrentados e explorou possibilidades de ampliação da parceria, com vista a incorporar novas áreas do saber e aumentar as oportunidades de bolsas de estudo e projectos de investigação.
O Magnífico Reitor da URNM, Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim, acompanhado pelos seus Vice-Reitores, deu as boas-vindas à delegação sul-africana, liderada pela Vice-Reitora para Investigação, Parcerias e Inovação da UFH, Doutora Nthabi Taole-Mjimba; tendo destacado a importância desta parceria para o desenvolvimento das competências necessárias ao crescimento da URNM, com o objectivo de formar quadros de excelência preparados para os desafios de um mundo globalizado. Sublinhou, ainda, a relevância de manter laços estreitos com instituições como a UFH, que possui vasta experiência e tradição académica.
Por sua vez, a Doutora Nthabi Taole-Mjimba expressou gratidão pela hospitalidade e enfatizou que esta cooperação poderá ser ampliada, incluindo novas áreas de conhecimento e oferecendo mais oportunidades para estudantes e docentes da URNM.
As apresentações das Unidades Orgânicas de ambas as instituições permitiram uma troca rica de experiências. Da parte sul-africana, foram representadas a Faculdade de Ciências e Agricultura (Prof. Doutor Uchechukwu Nwodo), a Faculdade de Educação (Prof. Mzuyanda Mavuso) e a Faculdade de Administração e Comércio (Prof. Richardson Shambare).
Da URNM, os destaques foram as intervenções do Vice-Reitor para a Área Científica e Pós-Graduação, Prof. Doutor Bettencourt Munanga, e dos líderes das principais Unidades Orgânicas: Instituto Politécnico (Prof. Doutor Kinsumba Pedro), Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar (Prof. Doutor Guilherme Pereira) e Faculdade de Medicina (Prof. Doutora Tazi Nini Maria).
As apresentações detalharam os projectos científicos em curso, os desafios enfrentados e as oportunidades futuras, proporcionando um momento de interacção produtiva entre as delegações. Ambas as partes identificaram novas possibilidades de colaboração, com foco nas potencialidades mútuas.
Foi agendado um segundo encontro para Terça-feira, 19 de Novembro, na sala de reuniões da Faculdade de Medicina (FM-URNM). Este encontro reunirá representantes das Faculdades da UFH e membros da direcção das Unidades Orgânicas da URNM, bem como os responsáveis pelos projectos estruturantes.
Esta parceria entre a URNM e a UFH reforça o compromisso de ambas as instituições em promover o desenvolvimento académico, a investigação de qualidade e a internacionalização.