Na passada Segunda-feira, 7 de Outubro, o Conselho de Reitores das Universidades Angolanas (CRUANG) elegeu a sua nova Direcção, num evento que decorreu no Campus da Universidade Agostinho Neto. O evento reuniu todos os seus membros efectivos, mais precisamente os 11 Reitores das Universidades Públicas, marcando um momento importante para o futuro das instituições de ensino superior.
O Professor Doutor Albano Ferreira, Reitor da Universidade Katyavala Bwila, foi eleito Presidente do CRUANG. Conhecido pela sua humildade, dedicação, bem como uma abordagem inovadora ao Ensino Superior, o Professor Ferreira sucede o Professor Doutor Sebastião António, Reitor da Universidade Mandume Yá Ndemufayo. Um dos membros fundadores do CRUANG, o novo Presidente comprometeu-se a promover a excelência académica e a intensificar a colaboração entre as Universidades Angolanas.
Entre os novos membros eleitos, destaca-se o Magnífico Reitor da Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM), Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim, que assumiu o cargo de Secretário do CRUANG. A eleição do Professor Valentim, o mais jovem Reitor entre as Universidades Públicas do País, representa um reconhecimento da sua liderança e dinamismo. A sua função será essencial para apoiar o novo Presidente na implementação de projectos estratégicos, contribuindo para o desenvolvimento contínuo do Ensino Superior em Angola.
A cerimónia de posse ocorreu logo após a eleição, sob a presidência do Professor Doutor Eduardo Chivinda, Reitor da Universidade do Cuito Cuanavale, que liderou a Comissão Eleitoral. A eleição da nova Direcção do CRUANG reforça o compromisso das Universidades Públicas Angolanas com a melhoria da educação, inovação e pesquisa no País.
Criado a 15 de Novembro de 2018, o CRUANG tem como objectivo promover a integração e o desenvolvimento das Universidades Públicas Angolanas, fortalecendo a sua autonomia e apoiando iniciativas de inovação, ciência, cultura e pesquisa. A nova liderança do CRUANG promete continuar a trabalhar para o fortalecimento e para a melhoria da qualidade do Ensino Superior em Angola, através de uma maior troca de conhecimentos e colaboração entre as Instituições de Ensino, promovendo a excelência académica.