Vice-Reitor para os Assuntos Acadêmicos da Universidade Rainha Njinga a Mbande
Formação Acadêmica
Doutoramento em Agricultura (Ph.D), com opção em Protecção de Plantas, obtido no ano de 2013, pela University of Limpopo, África do Sul.
Mestrado em Gestão de Recursos Naturais, obtido no ano de 2008, pela North Dakota State University, Estados Unidos da América, através do Programa Fulbright.
Licenciatura em Tecnologia da Madeira, obtido no ano de 2003, pela Port Elizabeth Technikon, actualmente Nelson Mandela Metropolitan University, África do Sul.
Outras Formações
Especialista em Gestão do Ensino Superior, obtido em 2023, pela Universidade Católica de Angola e Aberta de Portugal.
Certificado em ética e bioética na investigação científica.
Certificado em agregação pedagógica.
Certificado em uso de questionários na investigação científica.
Diploma de pós-graduação em elaboração de projectos de investigação científica.
Estágios Profissionais
Estação Agro-alimentar de Limpopo na República da África do Sul.
Sociedade de Gestão Empresarial do Grupo Panga-Panga, Luanda, Angola.
Potlatch Coorporation nos Estados em Bemidje nos Unidos da América.
Serração Nyanga na República do Zimbabwe.
Projectos de Investigação Científica
Produção comercial de plantas e fruteiras nativas.
Identificação e controle de fitonematodos das principais culturas agrícolas de Angola.
Resiliência climática na produção de variedades locais de banana no Cuanza-Sul.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Experiência Profissional
24 de Junho de 2022, Vice-Reitor para os Assuntos Académicos da Universidade Rainha Njinga a Mbande.
Professor convidado no curso de mestrado em Planeamento e Gestão Ambiental na Universidade Independente de Angola.
Coordenador do projecto de Produção Comercial de Amarantus no município do Sumbe, província de Cuanza-Sul.
Junho de 2022, participou como formador no workshop sobre Análise de Risco de Pragas vegetais, sob auspícios da FAO no âmbito do projecto de apoio a operacionalização da política regional agrícola da SADC em Caxito, província do Bengo.
Março a Junho de 2022, trabalhou Chefe de Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Agrárias, Ambiente e Pescas no Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul. Desde 2017 até data presente, Professor Auxiliar do Departamento de Agronomia, leccionando as disciplinas de Fruticultura, Horticultura, Protecção de Plantas e Fitopatologia no curso de Licenciatura em Engenharia Agronómica no Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul.
Membro da Comissão Eleitoral do Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul. Coordenador da Comissão que elaborou o Regulamento Eleitoral Interno do Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul.
Membro da Comissão que elaborou o Estatuto Orgânico do Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul.
Criador e Coordenador do curso de Mestrado em Protecção de Plantas no Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul.
2018 – Fevereiro de 2022, trabalhou como Chefe de Departamento de Intercâmbio e Cooperação Internacional no Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul.
2014 – 2017, trabalhou como Chefe de Departamento de Investigação Científica e Extensão na Direcção Nacional de Formação Avançada e Investigação Científica do Ministério do Ensino Superior.
2014 – 2016, Coordenou as actividade do Departamento de Supervisão de Cursos de pós-graduação na avaliação dos projectos pedagógicos das Instituições de Ensino Superior para a criação de cursos de especialização, mestrado e doutoramento. Orientou algumas visitas de supervisão para aferir as condições existentes para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Trabalhou também na elaboração do decreto de criação com o Gabinete Jurídico do Ministério do Ensino Superior para a publicação em diário da república os cursos aprovados.
2015 – 2016, Trabalhou com o Instituto Nacional de Avaliação e acreditação de Estudos do Ensino Superior na avaliação dos projectos pedagógicos para criação de cursos de pós-graduação.
2015 – 2018, Trabalhou como Consultor do projecto sobre a incidência do cancro em Angola, parceria com a Universidade de Queen´s Belfast no Reino Unido, Universidade Agostinho Neto e a Universidade 11 de Novembro.
2017 – 2018, Trabalhou como Assessor do Reitor da Universidade Gregório Semedo para formação pós-graduada, investigação científica e extensão.
2017 – 2018, Trabalhou como Chefe de departamento de métodos de investigação científica na Universidade Gregório Semedo.
2017 – 2018, Leccionou a disciplina de metodologia de investigação científica nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Gestão dos Recursos Humanos na Universidade Gregório Semedo.
2017 – 2018, Professor convidado nos cursos de mestrado em Gestão do Ambiente nas Universidades Metodista de Angola e Independente.
2017, Lider do projecto de produção comercial de plantas indígenas não convencionais.
2017, Lider do projecto de identificação e controlo de nematodos nas principais culturas agrícolas.
2010 – 2013, Trabalho como Assistente de pesquisa no projecto bilateral entre a África do Sul e o Malawi na identificação de plantas medicinais para o desenvolvimento de bio-nematicidas para o controlo de nematóides parasitas de plantas na Universidade de Limpopo.
2011 – 2013, Trabalhou como Professor Assistente da disciplina de Fruticultura em clima temperado (PLNP 462), subtropical (PLNP 482) e tropical (PLNP 761) na Universidade de Limpopo.
2009, Trabalhou como Representante da Empresa Macro Services Lda., Produção de madeira serrada, touros, agro-pecuária e turismo.
2004 – 2005, Coordenador de Projectos na Empresa Afritrack Angola Lda., construção civil, consultoria e indústria.
1987 – 1992, Trabalhou como Escriturário dactilografia na Base Aérea da extinta FAPA-DEA, ostentando o grau de soldado.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Trabalhos de Fim de Curso Orientados
César Marcolino Lisboa (2018). Etnobotânica de Plantas Medicinais nas aldeias adjacentes a Floresta da Cumbira no Cuanza Sul.
Tito Januário Capuambua (2019). Etnobotânica de Plantas Alimentícias e aromáticas nas aldeias adjacentes a Floresta da Cumbira no Cuanza Sul.
Domingos Certo (2018). Avaliação da Produção de soja na Fazenda SEDIAK no município da Quibala, Cuanza Sul.
Patrício Diogo (2018). Avaliação do efeito de doses de nitrogénio na produção de tomate (variedade IPA-6) no campo experimental do ISPCS.
Figueiredo Adão (2019) Avaliação de várias doses de ureia na cultura do feijão manteiga na Fazenda Boa-Venturança, Cuanza-Sul.
Martinho Mucupe (2022). Levantamento das variedades locais de banana produzidas no município da Cela, Cuanza Sul.
João Quingungue Ventura Azevedo (2022). Influência de Pré-Resfriamento na quebra de dormência de sementes de plantas alimentares não convencionais.
Miguel Lemos Azevedo (2022). Avaliação de diferentes tipos de fornos na produção de carvão vegetal e seu efeito na desflorestação do Miombo na localidade de catofé.
Marques Bernardo Ernesto José (2022). Propagação vegetativa de espécies produtoras de carvão da floresta do Miombo na localidade de Jambangando, Cela, Cuanza-Sul.
Participação em Jornadas Científicas Nacionais e Internacionais
Conference on IPM strategies for FAW management, 21 – 23 September, 2022. 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, 2019. Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.
1ºS Jornadas Internacionais Científico – Pedagógicas do Instituto Superior Politécnico do Libolo, 2019.
VII Jornadas Científicas do Instituto Superioras Politécnico do Cuanza Sul, 2018.
VIII Jornadas Científicas do Instituto Superioras Politécnico do Cuanza Sul, 2019.
IX Jornadas Científicas do Instituto Superioras Politécnico do Cuanza Sul, 2021.
II Jornadas Científico – Metodológicas de Professores e Estudantes do Instituto Superior Politécnico Maravilha de Benguela, 2014.
11th African Crop em Etebe no Uganda, 2013.
Nematological society of Southern Africa no Stellenbosch, Africa do Sul, 2011.
Second all Africa Horticultural conference em Skukuza na Africa do Sul, 2012.
Combined Congress no Durban, Africa do Sul, 2013.
Research day conference em Limpopo Province, Africa do Sul, 2013.
Artigos Científicos Revistos
Effects of poultry manure, urban waste compost and NPK 20 – 10 – 10 on the growth, yield and shelf – life of two varieties of cucumber (Cucumis sativa L.) in Wester Highlands of Cameroon, 2022. Asian Journal of Agricultural and Horticultural Research.
Genetic variability and characterization for grain yield components in maize (Zea Mays L.), 2022. International Journal of Plant and Soil Science.
Effect of integrated nutrient management on soil physical and physico – chemical properties of soil, 2022. International Journal of Plant and Soil Science.
Times series prediction using hybrid ARIMA models for sugarcane, 2022. International Journal of Plant and Soil Science.
Response of maize crops to the comprehensive nutrient management under mid hill condition for Himachal Pradesh, 2022. International Journal of Plant and Soil Science.
Evaluation of different seed priming methods for improving of seedlings growth of Millet crops, 2022. International Journal of Plant and Soil Science.
Effect of NPK fertilization method on the physiology and fruit products of Myristica fragrans in North Maluku, Indonesia, 2021. Annual Research & Review in Biology Experiment: Methodological Basis, 2021. Journal of Experimental Agriculture International.
Performance of corn cultivar in the fertilization function in the State of Alagoas, Brazil, 2020. Journal of Experimental Agriculture International. Effect of integrated nutrient management in soil fertility and yield of Khalif greengram [Vignaradiata.(L.) Wilczek] in Bundelkhand region, 2020. Current Journal of Applied Science and Technology
Publicações Científicas
Kinhama, V., Pedro, E. & Pelinganga, O., (2023). Avaliação fitossanitária das culturas da beringela e do tomateiro no campo experimental do Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul – Angola “ISPCS”. Ikiroma, A., Santin O., Camanda, J., Pelinganga, O., Chocolate, F., Jordão, H., Tommasino, M., Lohfeld, L. & Anderson L. (2022).
Evaluation of human papillomavirus (HPV) knowledge among healthcare professional: A study of conference attendees in Angola. Taylor and Francis journal. Published online. https://doi.org/10.1080/17441692.2022.2099931
Pelinganga, O. M., (2021). Development of a bionematicide from crude extracts of Cucumis africanus fruit. Revista Granmense de Desarrolio, vol 5, nº 2.
Pelinganga, O. M., (2021). Response of common bean to doubled rates of urea fertilizer under field conditions. Revista Granmense de Desarrolio, vol 5, nº 2.
Pelinganga, O. M., & Mphosi, M. S. (2020). Improvement of Amaranthus Hybridus seed germination under greenhouse conditions. Research on Crops 21(1).
Pelinganga, O. M., & Mphosi, M. S. (2019). Optimum NPK fertilizer for Amaranthus Hybridus. Research Crops 20(2), 353-356.
Fançony, A. P., & Pelinganga, O. M. (2019). Etnobotânica de plantas medicinais, aromáticas e alimentícias não convencionais na localidade da Cumbira II-Município da Conda.
Artigo apresentado nas jornadas internacionais científico-pedagógicas do Instituto Superior Politécnico do Libolo: rumo ao desenvolvimento científico, socioeconômico e cultural da comunidade-vol 1. Mashela, P. W., Maile, K. D. & Pelinganga, O. M. (2013).
Responses of cowpea growth and Bradyrhizobium nodulation to post-cropping soil allelochemical residue effects of nemafric-B phytonematicide – 11th African Crop – cabdirect.org.
Pelinganga, O. M., Mashela P. W., Nzanza, B. & Mphosi, M. S. (2013). Application frequency of diluted (3%) fermented Cucumis Africanus fruit in tomato production and nematode management. Acta Agriculturae Scandinavica, Section B Soil and Agricultura, 68:275-282.
Pelinganga, O. M., Mashela P. W., Nzanza, B. & Mphosi, M. S. (2013). Using Computer-based model to determine phytotoxicity concentration of nemarioc-A phytonematicide in tomato production. 11th African Crop Science Proceedings, 22:349- 353.
Pelinganga, O. M., Mashela P. W., Nzanza, B. & Mphosi, M. S. (2013). Using density dependent growth patterns of tomato plants to establish application intervals for nemarioc-A phytonematicides. 11th African Crop Science Proceedings, 22:343-347.
Mashela, P. W., Maile, K. D., Pelinganga, O. M. & Pofu, K. M. (2013). Responses of cowpea growth and bradyrhizobium nodulation to post-cropping soil allelochemical residue effects of nemafric-B phytonematicide. 11th African Crop Science Proceedings, 24:845-850.
Pelinganga, O. M., Mashela P. W., Nzanza, B. & Mphosi, M. S. (2012). Baseline information on using fermented crude extracts from Cucumis Africanus fruit for suppression of Meloidogyne incognita and improving growth of tomato plant. African Journal of Biotechnology, 11:11407 11413.
Pelinganga, O. M.& Mashela P. W. (2012). Mean dosage stimulation range of allelochemicals from crude extracts of Cucumis Africanus fruit for improving growth of tomato plant and suppressing Meloidogyne incognita Numbers. Journal of Agricultural Science, 4:8-12.
Pelinganga, O. M., Mashela P. W., Nzanza, B. & Mphosi, M. S. (2011). Influence of fermented fruit extracts of Cucumis Africanus and Cucumis Mariocarpus on nematode numbers and tomato production. Abstract presented at the 20th NSSA Symposium. Stellenbosch, South Africa. http://www.sanematodes.com/documents/programme.pdf.
Pelinganga, O. M. & Mashela P. W. (2013). Doubling concentration of nemafric-BL 3% phytonematicide on application interval of tomato growth and population densities of Meloidogyne incognita. Indian Journal of Agricultural Sciences.