EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish
MD

MEDICINA

Nível
Licenciatura
Método
Presencial
Unidade Orgânica
Faculdade de Medicina

O Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Rainha Njinga a Mbande, será capaz de desenvolver acções integrais de saúde (para indivíduo, família e comunidade), contando com as competências que lhe permitam executar acções de promoção, prevenção, cura e reabilitação dos problemas de saúde no enfoque bio-psico social do processo saúde-doenças.

A formação em medicina, permite ao profissional, dirigir equipas de saúde para o desenvolvimento dos programas para o controlo das doenças transmissíveis que constituem as principais causas de morte no país, com elevada ética e deontologia profissional, alta sensibilidade humana, projecção coerente e cuidado do meio ambiente em todas as acções.

Na prática diária, o médico deve conseguir resultados de investigação que se manifestem na melhoria da qualidade de vida do indivíduo, das famílias e das comunidades onde presta serviços.

PROGRAMA DE ESTUDO

A duração do currículo de Medicina Geral é de 6 anos.

A organização do currículo é por semestre. Nos dois primeiros anos, com uma duração de 15 semanas de ensino e 4 de exames finais. A partir do terceiro ano a duração de cada semestre é maior, eliminando o período de exame final. Cada estágio é discutido no final do mesmo.

As disciplinas e cadeiras são distribuídas em ciclos da seguinte forma:

    • Ciclo de Ciências Básicas (do primeiro ao segundo ano) inclui os temas das ciências biomédicas e sociais.
    • Ciclo Básico da clinica (do primeiro ao segundo ano) inclui a Introdução à Clínica, Patologia Médica, Genética Médica, Propedêutica clínica e Semiologia médica, Bioestatística e Informática médica.
    • Ciclo Clínico: (do terceiro ao sexto ano) inclui estágios por especialidades nos hospitais e nas áreas de saúde, culminando em um estágio rotativo no sexto ano.

Na prática diária, o médico deve conseguir resultados de investigação que se manifestem na melhoria da qualidade de vida do indivíduo, das famílias e das comunidades onde presta serviços.

Também se refere ao ensino de Língua Estrangeira, do primeiro ao quinto ano, a prática da Educação Física e Desportos nos primeiros dois anos de preparação e de Medicina de Desastres no quarto e quinto ano.

Atenção aos alunos especiais, através de actividades curriculares.

A inclusão de duas semanas em cada ano lectivo, a fim de reforçar o estudo mais aprofundado em outros campos do saber e realizar trabalhos de investigação.

O período de estágio no sexto ano é visto como pré-práticas para fortalecer e desenvolver hábitos de trabalho. Os novos conhecimentos adquiridos pelos estudantes nesse período é determinado pela actividade prática em si, não incluídos no currículo.

Melhorar a relação professor / estudante, de modo que cada Professor será responsável com um número reduzido de alunos (8-10), especialmente no ciclo clínico, para que os estudantes adquiram as competências identificadas no plano curricular, enquanto o Professor actua como um tutor ou guia.

Perfil de Entrada

Para o ingresso, são admitidos os candidatos que tenham sido aprovados no exame de acesso organizado pela instituição. Os candidatos devem para tal concluir o ensino médio, em cursos que são avaliados para o acesso a formação  em Medicina Geral.

Plano curricular

PRIMEIRO ANO
PRIMIERO SEMESTRE SEGUNDO SEMESTRE
Introdução a Medicina Comunitária  Metabolismo Intermediario e sua Regulação
Biologia Celular e Molecular Anatomia Humana II
Anatomia Humana I Histologia II
Histologia I Fisiologia I
Informática Medica I Embriogia I
Inglês I Informática Médica II e Medodologia da Investigação
Cultura Física I Inglês II
  Cultura Física II
SEGUNDO ANO
TERCEIRO SEMESTRE QUARTO SEMESTRE
Anatomia Humana III Patologia Geral
Histologia III Agentes Biológicos
Fisiologia II Genética Médica
Embriogia II Psicologia Médica I
Inglês III Introdução  a Clínica 
Cultura Física III  Inglês IV
  Cultura Física IV 
TERCEIRO ANO
QUINTO SEMESTRE SEXTO SEMESTRE
Propedeutica Clínica e Semiologia Médica Medicina Interna
Farmacologia Geral I Farmacologia Geral II
Psicologia Médica II Inglês VI
Inglês V  
QUARTO ANO
SETIMO SEMESTRE OITAVO SEMESTRE
Medicina Comunitária I Cirugia Geral
Pediatria Ginecologia e Obstetrícia
Medicina de Desastres I Inglês VIII
Inglês VII  
QUINTO ANO
NONO SEMESTRE DÉCIMO SEMESTRE
Urologia Saúde Pública
Oftalmologia Medicina Comunitária II
Otorrinolaringologia Psiquiatria
Dermatologia Inglês X
Ortopedia e Traumatologia Medicina de Desastres II
Medicina Legal e ética Médica  
Inglês IX  
SEXTO ANO
INTERNADO ROTATORIO
Medicina Comunitária III
Cirugia Geral
Ginecologia e Obstetrícia
Pediatria
Medicina Interna

Perfil de Saída

A nível profissional, o Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Rainha Njinga a Mbande, deve ser capaz de:


Prestar atenção médica integral ao indivíduo, a família e a comunidade mediante acções de promoção, prevenção, cura e reabilitação de pessoas sãs, em risco ou doentes, nos aspectos biológicos e sociais em todas as faixas etárias.

Proporcionar estilos de vida saudáveis através de habilidades de comunicação interpessoais e em grupos, desenvolvendo uma adequada relacção médico – paciente, família – comunidade e de trabalho em equipa, dirigindo acções educativas com elevado sentido ético, humanista e solidário.

Realizar um diagnóstico oportuno através da formulação de hipóteses e ou interpretação clínica, comprovando-os mediante a indicação pertinente e científica de exames complementares, assegurando-se a utilização racional e ética dos meios disponíveis.

Realizar um tratamento efectivo a nível:

Preventivo: que considere a protecção específica e modificação de factores de risco, assim como a prevenção secundária.

Curativo: Considerando os aspectos médico (não farmacológico e farmacológico) e cirúrgico.

De reabilitação: Limitando a incapacidade, restituindo funções e conseguir o restabelecimento físico, psíquico e social e a sua inserção na sociedade.

Detectar e informar as afecções negativas do ambiente, executar as acções inerentes a profilaxia contido em objectivos dos programas de atenção primária e promover a saúde individual, familiar e colectiva.

Respeitar com zelo a dignidade das pessoas, o meio ambiente, a natureza, a pluralidade e a diversidade com equidade.

Aplicar o método científico ao diagnóstico e na solução dos problemas de saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

Executar acções administrativas de acordo a organização do sistema de saúde do país.

Aplicar as regulações e disposições sanitárias, médico-legal e princípios da ética médica estabelecida no país ou em outro território em que desenvolve o trabalho profissional.

Realizar as acções médico-legais com elevado sentido de responsabilidade.

Realizar acções de atenção médica a pacientes por desastre naturais do tipo local, nacional e regional.

Usar línguas estrangeiras (Espanhol e Inglês) na busca e aprovação de informações relevantes e actualizadas dentro do campo profissional, bem como, recorrer as tecnologias de informação e comunicação.

Colaborar na Educação Médica.