O Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Rainha Njinga a Mbande, será capaz de desenvolver acções integrais de saúde (para indivíduo, família e comunidade), contando com as competências que lhe permitam executar acções de promoção, prevenção, cura e reabilitação dos problemas de saúde no enfoque bio-psico social do processo saúde-doenças.
A formação em medicina, permite ao profissional, dirigir equipas de saúde para o desenvolvimento dos programas para o controlo das doenças transmissíveis que constituem as principais causas de morte no país, com elevada ética e deontologia profissional, alta sensibilidade humana, projecção coerente e cuidado do meio ambiente em todas as acções.
Na prática diária, o médico deve conseguir resultados de investigação que se manifestem na melhoria da qualidade de vida do indivíduo, das famílias e das comunidades onde presta serviços.
PROGRAMA DE ESTUDO
A duração do currículo de Medicina Geral é de 6 anos.
A organização do currículo é por semestre. Nos dois primeiros anos, com uma duração de 15 semanas de ensino e 4 de exames finais. A partir do terceiro ano a duração de cada semestre é maior, eliminando o período de exame final. Cada estágio é discutido no final do mesmo.
As disciplinas e cadeiras são distribuídas em ciclos da seguinte forma:
Na prática diária, o médico deve conseguir resultados de investigação que se manifestem na melhoria da qualidade de vida do indivíduo, das famílias e das comunidades onde presta serviços.
Também se refere ao ensino de Língua Estrangeira, do primeiro ao quinto ano, a prática da Educação Física e Desportos nos primeiros dois anos de preparação e de Medicina de Desastres no quarto e quinto ano.
Atenção aos alunos especiais, através de actividades curriculares.
A inclusão de duas semanas em cada ano lectivo, a fim de reforçar o estudo mais aprofundado em outros campos do saber e realizar trabalhos de investigação.
O período de estágio no sexto ano é visto como pré-práticas para fortalecer e desenvolver hábitos de trabalho. Os novos conhecimentos adquiridos pelos estudantes nesse período é determinado pela actividade prática em si, não incluídos no currículo.
Melhorar a relação professor / estudante, de modo que cada Professor será responsável com um número reduzido de alunos (8-10), especialmente no ciclo clínico, para que os estudantes adquiram as competências identificadas no plano curricular, enquanto o Professor actua como um tutor ou guia.