Considera-se que no País existe um deficit de recursos humanos para o sector da Saúde. Torna-se necessária a intensificação de acções coordenadas entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Saúde para incrementar a formação e consolidação da qualidade dos profissionais da saúde.
O Executivo angolano concebeu e está a implementar desde de 2008, uma estratégia de formação de quadros superiores na área da Medicina, Ciências e Tecnologias de Saúde com o plano de estudo cubano, contextualizado no sistema de ensino Angolano.
Tal como o plano de formação de Licenciados em Enfermagem, com mais de um século de experiência nas Universidades de Ciências da Saúde de Cuba que estão acreditadas a desenvolver o curso de enfermagem que se estende a outros países como Jamaica e Guiné Equatorial com um total de mais de 31 684 formados, proporcionando uma importante contribuição para alcançar os indicadores que avaliam a eficiência e eficácia deste curso.
É um enfermeiro técnico superior que já adquiriu competências técnicas e científicas para cuidar e ajudar as pessoas sãs ou doentes, a família e a comunidade nos três níveis de atendimento, realizando funções assistenciais, administrativas, docentes e investigativas. Treinado nos procedimentos do exercício da profissão
Perfil de Entrada
Para o ingresso, são admitidos os candidatos que tenham sido aprovados no exame de acesso organizado pela instituição. Os candidatos devem para tal: