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EF

CIÊNCIAS DE ENFERMAGEM

Nível
Licenciatura
Método
Presencial
Unidade Orgânica
Instituto Politécnico

 Considera-se que no País existe um deficit de recursos humanos para o sector da Saúde. Torna-se necessária a intensificação de acções coordenadas entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Saúde para incrementar a formação e consolidação da qualidade dos profissionais da saúde.

O Executivo angolano concebeu e está a implementar desde de 2008, uma estratégia de formação de quadros superiores na área da Medicina, Ciências e Tecnologias de Saúde com o plano de estudo cubano, contextualizado no sistema de ensino Angolano.

Tal como o plano de formação de Licenciados em Enfermagem, com mais de um século de experiência nas Universidades de Ciências da Saúde de Cuba que estão acreditadas a desenvolver o curso de enfermagem que se estende a outros países como Jamaica e Guiné Equatorial com um total de mais de 31 684 formados, proporcionando uma importante contribuição para alcançar os indicadores que avaliam a eficiência e eficácia deste curso.

É um enfermeiro técnico superior que já adquiriu competências técnicas e científicas para cuidar e ajudar as pessoas sãs ou doentes, a família e a comunidade nos três níveis de atendimento, realizando funções assistenciais, administrativas, docentes e investigativas. Treinado nos procedimentos do exercício da profissão

Perfil de Entrada

Para o ingresso, são admitidos os candidatos que tenham sido aprovados no exame de acesso organizado pela instituição. Os candidatos devem para tal:

  1. Concluir o ensino Médio nos Cursos Técnicos em Ciências de Saúde, Ciências Físicas e Biológicas e Bioquímica;
  2. Ter conseguido um lugar cumprindo as normas estabelecidas pela instituição académica;
  3. Ter aptidões físicas e mentais para desempenhar-se como profissional.

Plano Curricular

1º ANO

I SEMESTRE

II SEMESTRE

Fundamentos de Enfermagem I

Curso optativo/Electivo I

História de Enfermagem

Actividade Prática I

Inglês I

Inglês II

Preparação Física e Desporto I

Preparação Física e Desporto II

Introdução a Saúde Pública

Fundamentos de Enfermagem II

Introdução ao Curso

Fundamentos de Farmacologia

Língua Portuguesa

Estatística Descritiva e Sanitária – Informática II

Informática em Saúde I

Língua Portuguesa II

2º ANO

I SEMESTRE

II SEMESTRE

Morfofisiologia I

Meios Diagnósticos II

Meios Diagnósticos I

Inferência Estatística – Informática IV

Farmacologia I

Inglês IV

Inglês III

Curso optativo/Electivo II

Investigação Qualitativa em Saúde – Informática III

Enfermagem Medico Cirúrgico e Comunitário II

Enfermagem Medico Cirúrgica e Comunitária I

Morfofisiologia II

 

Farmacologia II

3º ANO

I SEMESTRE

II SEMESTRE

Morfofisiologia III

Psicologia II

Psicologia I

Atenção de Saúde em Desastre II

Bioética e Ética de Enfermagem

Inglês VI

Inglês V

Prática Pré – Profissional I

Curso optativo/Electivo III

Enfermagem Pediátrica Comunitária

Atenção de Saúde em Desastre I

Morfofisiologia IV

Enfermagem Gineco Obstétrica e Comunitária

Administração em Enfermagem

4º ANO

I SEMESTRE

II SEMESTRE

Gestão de Serviço de Enfermagem

Inglês VIII

Enfermagem e Saúde Mental

Enfermagem Familiar e Social

Oficina de Pesquisa

Bases Conceptuais de Enfermagem

Inglês VII

Processo de Ensino e Aprendizagem

Curso optativo/Electivo IV

 

Enfermagem em Urgências

 

5º ANO

ANUAL

PRÁTICA PRÉ – PROFISSIONAL II

(Trabalho de Fim do Curso)

Enquadramento Laboral

Este profissional poderá desempenhar diferentes níveis de atendimento médico em centros da estrutura administrativa, assistencial, docente e investigativo do Sistema de Saúde, apto para desempenhar as funções de:

Diagnosticar: Realizar o Diagnóstico de Enfermagem aplicada para a pessoa, a família e a comunidade tendo em conta o contexto em que se desenvolve e sua competência profissional.

Tratar: Planificar e/ou executar cuidados de enfermagem mediante acções independentes e interdependentes (de colaboração) tendo em conta os diagnósticos realizados, para a solução das situações detectadas em tempo de paz, guerra e em situações de desastres em relação com sua competência profissional. Com carácter independente como parte da equipa de saúde.

Investigar: Aplicar o método científico na solução dos problemas científicos priorizados que se apresentam na sua prática assistencial, docente e administrativa, em relação com sua competência profissional.

Administrar: Aplicar o processo administrativo na prática e gestão de enfermagem e de saúde em relação com as competências profissionais.

Educar: Desenvolver o processo de ensino-aprendizagem na formação dos recursos humanos de enfermagem, pessoal afim e em actividades de educação para a saúde a pessoa, família, e comunidade.

 

Perfil de Saída

Se concretiza em quatro dimensões fundamentais: o Cuidado de enfermagem, a pessoa (família, comunidade), a saúde e o entorno.

Se ocupa da satisfação das necessidades de saúde da pessoa, a família e a comunidade, aplicando a lógica do Processo de Atendimento de Enfermagem tendo em conta acções de promoção, prevenção, cura e reabilitação para garantir o bem-estar físico, mental e social. Ademas, utiliza os processos docentes, administrativos e investigativos para garantir a qualidade e optimização dos serviços de enfermagem.

Perfil do Enfermeiro(a) ou Técnico(a):

É um enfermeiro técnico superior que já adquiriu competências técnicas e científicas para cuidar e ajudar as pessoas sãs ou doentes, a família e a comunidade nos três níveis de atendimento, realizando funções assistenciais, administrativas, docentes e investigativas. Treinado nos procedimentos do exercício da profissão.

Perfil do Enfermeiro(a), Licenciado(a):

É um profissional quem já adquiriu competências técnicas e científicas para cuidar e ajudar as pessoas sãs ou doentes, família e comunidade, através do Processo de Atendimento de Enfermagem realizando funções assistenciais, administrativas, docentes e investigativas em instituições e serviços dos três níveis de atendimento em saúde, com autoridade para tomar decisões e profundos conhecimentos profissionais nas áreas biológicas, psicossociais e do ambiente; e habilidades teóricas-práticas nas técnicas específicas e de alta complexidade do exercício da profissão.