Com o lema “Não é só número, é raciocínio em movimento!”, decorreu, na passada Quinta-feira, 19 de Junho, no Complexo Escolar n.º 133 São Francisco de Assis, no bairro da Catepa, o Programa de Intervenção Educativa em Matemática, uma iniciativa pedagógica orientada para o fortalecimento do pensamento lógico entre adolescentes e jovens do ensino geral.
O ponto alto da actividade foi a realização da palestra educativa “Pensar com Números: A Relevância da Matemática Através de Operações Simples”, conduzida pelos estudantes Adilson Costa, Luzia da Cruz, Joana Manuel e Mourinho Manuel, do 3.º ano do curso de Matemática da Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM).
A sessão reuniu alunos da 9.ª classe da escola anfitriã, que participaram activamente, demonstrando interesse, envolvimento e abertura para novas formas de compreender a Matemática no seu dia-a-dia.
A actividade foi organizada pelo Departamento de Ciências da Educação da URNM, sob coordenação do Docente Ageu Serrote, e teve como principal propósito valorizar a Matemática como ferramenta de raciocínio lógico e resolução de problemas práticos, combatendo a visão tradicional de que se trata apenas de “contas”.
Com uma abordagem acessível, interactiva e contextualizada, os estudantes dinamizadores demonstraram que a Matemática pode, e deve, ser explorada como uma linguagem viva, presente nas decisões do quotidiano, nas compras, na gestão do tempo, na lógica dos jogos, entre outros exemplos práticos.
Mais do que uma acção pontual, o programa representa uma aposta clara da URNM na formação de professores capazes de inovar pedagogicamente, aproximando os conteúdos às realidades sociais dos seus futuros alunos.
“Trata-se de uma intervenção que alia o saber científico à responsabilidade social, promovendo inclusão, pensamento crítico e novas formas de ensinar e aprender”, destacou o professor Ageu Serrote.
A actividade reforça o papel da URNM enquanto instituição comprometida com a excelência na formação de professores, com foco no impacto comunitário e na promoção de uma educação transformadora.
Com mais esta acção, a Universidade Rainha Njinga a Mbande reafirma o seu lema:
“Por uma universidade moderna e reputada”, demonstrando que ensinar é também intervir, transformar e inspirar, dentro e fora das salas de aula.