No âmbito da sua missão de internacionalização e estabelecimento de parcerias estratégicas, o Magnífico Reitor da URNM, Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim realizou, nesta Quinta-feira, 5 de Junho, uma visita oficial ao Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), uma das mais antigas Instituições Públicas de Ensino Superior em Portugal.
O Reitor da URNM encontra-se em missão oficial naquele país europeu desde o dia 3 de Junho, tendo iniciado a sua agenda com a visita à Escola Superior Agrária do IPC, referência no domínio das ciências agrárias e agro-alimentares. Acompanhado por um dos seus assistentes de gabinete, o Magnífico Reitor foi recebido pelo Professor Rui Manuel Machado da Costa, Professor-coordenador com Agregação, coordenador do Projecto Europeu EQVEGAN e do Centro de Investigação CERNAS, Secretário-Geral da Associação ISEKI-Food e Presidente de uma Aliança Europeia para Acreditação e Garantia da Qualidade no Ensino Superior Especializado, que conduziu uma visita guiada pelas Unidades Orgânicas e laboratórios da instituição.
Durante a visita, foram apresentadas instalações de ponta como naves de transformação alimentar, áreas de produção agrícola e de criação de animais, demonstrando o nível de excelência técnico-científica da instituição portuguesa. O Reitor constatou, in loco, o funcionamento de projectos que aliam teoria e prática, com forte impacto no desenvolvimento sustentável.
O ponto alto da missão foi o encontro de cortesia com a Pró-Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra e Coordenadora Institucional das Relações Internacionais, Professora Maria João Cardoso, que manifestou grande entusiasmo com a visita e o desejo mútuo de estabelecer uma cooperação académica, frisando que “o Instituto Politécnico tem como uma das suas prioridades trabalhar com países da África Austral, no âmbito das diretrizes da União Europeia”, afirmou.
Na sequência, o Reitor da URNM, apresentou o panorama actual da Universidade, destacando que sendo a universidade que dirige uma instituição jovem, com apenas 5 anos de existência, parcerias com entidades de reconhecida reputação e experiência, como o IPC, representam uma oportunidade estratégica para intercâmbio, visando a promoção de soluções inovadoras no contexto angolano.
“Uma instituição jovem, como a URNM, precisa de se aliar a parceiros reputados e com vasta experiência, como o Politécnico de Coimbra, que tem mais de 100 anos de história, para poder adquirir know-how e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Angola”, sublinhou.
O encontro terminou com um forte sentimento de entusiasmo e com o compromisso de ambas as instituições de avançarem, em breve, com os próximos passos para formalizar uma cooperação sólida e duradoura.