EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

URNM COLOCA MAIS DE 800 GRADUADOS NO MERCADO

A Universidade Rainha Njinga a Mbande realizou, hoje, 30 de Maio de 2025, a sua III Cerimónia Solene de Outorga de Diplomas, integrando 812 novos profissionais em áreas como Saúde, Educação, Engenharia, Sociologia, Psicologia, Turismo e Gestão e Administração Pública.

O Magnífico Reitor, Prof. Dr. Eduardo Ekundi Valentim, saudou os formandos em Medicina, Enfermagem e Farmácia como “guardadores da vida com competência técnica e profundo humanismo” e enalteceu licenciados em Psicologia, Sociologia e Ensino Primário pelo seu papel na coesão social e na educação. Destacou também os Engenheiros Agro-Alimentares, os especialistas em Hotelaria e Turismo e os Gestores e Administradores Públicos, todos “pedras angulares de um futuro mais saudável, justo, educado, sustentável e próspero para Angola”.
Continuando, o Magnífico Reitor moralizou os recém-licenciados, exortando-os “levam convosco não apenas um título académico, mas uma missão. Missão de aplicar o saber com sabedoria. Missão de contribuir activamente para o desenvolvimento das comunidades. E missão de se manter sempre aprendizes – com humildade, com espírito crítico e com abertura para o crescimento contínuo. Mais do que isso, aprendizes que saibam respeitar as leis, os vossos superiores e os vossos colegas de trabalho. Que saibam divergir com elegância, defender ideias com firmeza, mas sem arrogância, e preservar sempre o espírito de colaboração. Aprendizes que cultivem a postura de um quadro formado não apenas em conteúdos técnicos, mas também em princípios e valores que favorecem uma convivência sã, justa e respeitosa; pois a grandeza de um profissional mede-se também pela sua atitude diante dos outros, pelo seu compromisso com a verdade, e pela sua capacidade de servir com integridade.

Na sua elocução, o Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim aproveitou para relembrar que, em cinco anos de existência, a URNM conquistou marcos notáveis:
• Modernização tecnológica e automação de processos;
• 45 docentes em formação, dos quais 20 no doutoramento;
• Presença nos rankings Times Higher Education e Impact Ranking;
• Acesso integral aos fundos FUNDECIT e melhor aplicação de verbas de investigação do Tesouro Nacional;
• Financiamento de USD 3 005 000 pelo Banco Mundial em Acordos Baseados em Resultados;
• Primeiro seguro de saúde para funcionários de uma universidade pública angolana.
Reconheceu, porém, desafios como a falta de campus próprio e a acreditação suspensa nos cursos médicos, apelando à “mobilização das forças vivas da província” para superá-los.

Em representação do Governador Eng. Marcos Nhunga, o Vice-Governador para o Sector Político, Económico e Social, Prof. Dr. Franco Mufinda, sublinhou que “mais de 812 vidas hoje diplomadas significam respostas concretas às necessidades da nossa sociedade”. Deu a conhecer os números por unidade:
• Instituto Politécnico:
o Ensino Primário: 241
o Ensino da Geografia: 21
o Ensino de Matemática: 91
o Sociologia: 97
o Psicologia: 140
o Hotelaria & Turismo: 36
o Administração Pública: 10
o Enfermagem: 48
o Farmácia: 17
o Psicologia Clínica: 33
• Faculdade de Medicina: 64 novos médicos
• ITA – Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar: 14 engenheiros agro-alimentares

Franco Mufinda considerou a URNM “um marco histórico para o desenvolvimento educacional, científico e humano de Malanje” e encerrou com um convite: “Que esta formação seja apenas o início de uma vida dedicada ao serviço público, à ética e ao progresso de Angola.”

Em nome dos mais de 800 finalistas, o orador recém-licenciado partilhou emoção e gratidão:

“Hoje, concluímos um ciclo que começou com sonhos e madrugadas de estudo. Agora somos profissionais prontos para servir a nossa sociedade com brio, responsabilidade e humanidade.”

Os estudantes agradeceram a Deus, às famílias, aos mentores e aos colegas, e assumiram compromissos em Saúde, Educação, Ciências Sociais e Engenharia Agro-Alimentar, apelando às autoridades por oportunidades de emprego:

“Temos um compromisso com o conhecimento, a ética e o progresso. Juntos, construiremos um futuro melhor.”

A cerimónia contou com a presença de várias entidades do Governo Provincial, deputados, representantes do sector da justiça, das forças de defesa e segurança, autoridades religiosas, instituições de ensino e demais convidados.

Durante o evento, foram destacados vários estudantes que, com a sua dedicação, se notabilizaram ao longo do processo formativo, e por isso, foram homenageados pela universidade em categorias como: a maior média; persistência e superação; estudante mais velho da instituição, cujo distinguido termina a sua graduação com exactos 65 anos de idade.
Com esta nova leva de quadros, a URNM reforça o seu compromisso com a formação de excelência e com o desenvolvimento sustentável da província de Malanje e de Angola.

URNM_Por_uma_universidade_moderna_e_reputada !