A Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) e o Instituto Superior Politécnico de Ndalatando (ISPNd) avançaram, hoje, 14 de Abril, para a preparação de um protocolo de cooperação, num encontro realizado na sala de reuniões da Faculdade de Medicina. O acto visou definir as linhas de colaboração que irão reforçar a cooperação técnica e científica entre ambas as instituições, promovendo benefícios mútuos e o intercâmbio de experiências.
Durante a reunião, foram discutidas as áreas prioritárias para a cooperação, bem como as condições necessárias para a implementação do memorando. Entre os pontos acordados, destacam-se as seguintes actividades de cooperação:
- Troca de experiências de trabalho entre docentes, investigadores e funcionários do regime geral;
- Investigação e elaboração de projectos de interesse comum;
- Participação em seminários e encontros académico-científicos;
- Desenvolvimento de programas académicos especiais de curta duração;
- Actividades de intercâmbio cultural;
- Participação conjunta em cursos de capacitação e treinamento a nível nacional e internacional;
- Acções formativas para os funcionários, abrangendo programas de graduação e pós-graduação;
- Realização conjunta de cursos de mestrado e doutoramento, conforme legislação em vigor;
- Criação de plataformas digitais e de outros meios para a partilha de conhecimento e informação.
O encontro contou com a presença de representantes de ambas as instituições.
Pela URNM, estiveram presentes o Vice-Reitor para Área Científica e Pós-Graduação, Prof. Dr. Ngombo Makaya Armando, o Coordenador-Geral da Comissão de Gestão do Instituto Politécnico, Prof. Dr. Kinsumba Pedro, o Coordenador-Adjunto dos Assuntos Académicos do IP, Manuel Capuma, o Chefe de Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação, Ndombele Daniel António, e o Chefe de Departamento de Inovação e Empreendedorismo, Hedy Joanilson Fortunato António. Pelo ISPNd, participaram o Vice-Presidente para os Assuntos Académicos, Cristóvão Zua, o Chefe do Departamento de Assuntos Jurídicos e Intercâmbio, Victor Morais, a Chefe do Departamento de Investigação Científica e Empreendedorismo, Mengálvia da Silva, e o responsável de TIC, Massonguele João.
As partes concordaram que, diante de problemas, antes de se procurar parceiros em outras paragens internacionais, devem-se considerar as opções existentes dentro do seu espaço geográfico.
Neste espírito, comprometeram-se a dar seguimento ao processo iniciado através de três momentos a serem realizados no mais curto prazo: a assinatura do Protocolo (data a ser anunciada), a realização de visitas técnicas em ambas as instituições com grupos de trabalho constituídos por responsáveis das áreas interessadas e, finalmente, a implementação de actividades embrionárias.
Com esta iniciativa, a URNM reafirma o seu compromisso para com a modernidade e a qualidade no ensino superior, promovendo parcerias que potencializam a investigação, a inovação e o desenvolvimento sustentável.