É com enorme orgulho que partilhamos o discurso do Magnífico Reitor da URNM, Prof. Dr. Eduardo Ekundi Valentim, numa cerimónia histórica realizada no auditório do Ministério das Finanças em Luanda. Este evento marca o início do financiamento dos projectos aprovados pela FUNDECIT – um marco para a ciência e o desenvolvimento em Angola.
No seu discurso, o Reitor enfatizou que este investimento reconhece o mérito dos nossos investigadores e fortalece o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Destacou, ainda, os seis projectos aprovados, divididos entre fomento institucional e investigação científica, que incluem:
• Fomento Institucional:
O apetrechamento do Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Medicina, essencial para a reabertura dos cursos de Ciências Médicas e da Saúde.
O apetrechamento dos laboratórios do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar, com equipamentos para avaliar a qualidade da água e do ar.
• Investigação Científica:
Projectos em Educação Matemática e Estrutura e Política Farmacêutica, submetidos pelo Instituto Politécnico; Avaliação do Potencial Tecnológico, Nutricional e Sensorial de um Fruto Silvestre e o estudo da Influência do Consumo de Alimentos de Rua e Industrializados na Qualidade Nutricional, ambos apresentados pelo Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar.
O evento foi prestigiado pelo o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, em representação do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira; a Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Ceita e Almeida, o Director Geral da FUNDECIT, Prof. Dr. Mário Jorge Cartaxo Fresta, o Vice-Presidente da 6.ª Comissão da Assembleia da República, Nuno Dala, investigadores, os Gestores de Instituições com projectos financiadas, com destaque para a Decana da Faculdade de Medicina (FM-URNM), Prof. Drª. Tazi Nimi Maria, bem como o Director do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar (ITA-URNM), Prof. Dr. Bettencourt Munanga.
Por via deste apoio, a URNM reafirma a sua vocação de ser um agente transformador, colocando a ciência ao serviço da sociedade e pavimentando o caminho para um futuro mais inclusivo e próspero para Angola.
Convidamos a comunidade académica, os investigadores e todos os interessados a assistirem ao vídeo na íntegra e a compartilhar este momento histórico.