Ontem, 31 de Outubro, deu-se o encerramento da 3.ª Fase da Avaliação Externa do curso de Ensino da Matemática do Instituto Politécnico da Universidade Rainha Njinga a Mbande (IP-URNM). A Comissão de Avaliação Externa (CAE) concluiu uma série de encontros e actividades avaliativas que visam fortalecer a qualidade académica e administrativa da instituição.
O derradeiro dia contou com reuniões entre os avaliadores e grupos de interlocutores, abrangendo desde docentes, gestores e até representantes da associação de estudantes.
Em reunião com o Vice-Reitor para Assuntos Académicos, Professor Doutor Osvaldo Manuel Pelinganga, foram levantados pontos essenciais para o desenvolvimento futuro, incluindo o incentivo ao intercâmbio de ensino da Matemática com instituições nacionais e internacionais, a melhoria da área administrativa e financeira, bem como a necessidade de desburocratização de processos.
Destacaram-se também recomendações para aumentar o número de candidatos para os cursos de Ensino da Matemática, ampliando a divulgação do potencial do curso e reforçando as actividades de extensão e investigação.
A equipe de avaliação visitou igualmente o Centro de Investigação e Informação de Medicamentos e Toxicologia (CIMETOX), no qual pôde verificar o funcionamento deste importante centro, as suas potencialidades e identificar os aspectos a serem melhorados.
Esse reconhecimento prático das instalações e dos recursos da instituição proporcionou uma visão mais abrangente das capacidades técnicas e científicas do IP-URNM e de como podem ser aprimoradas.
O balanço preliminar do trabalho desenvolvido, que inclui as recomendações dos avaliadores sobre ensino, extensão e contratação de novos professores, será consolidado num relatório final. Esse documento servirá como guia para as próximas fases de desenvolvimento e consolidação das metas educacionais e administrativas do IP-URNM, alinhando-se ao compromisso de promover uma educação superior de excelência.