Em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre o cancro da mama, estudantes do 1.º ao 6.º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) realizaram, na passada Sexta-feira (25), uma marcha de sensibilização pela cidade.
A iniciativa teve como objectivo reforçar a importância do diagnóstico precoce e de práticas preventivas para combater a mesma doença, que é uma das maiores causas de mortalidade entre as mulheres em Angola e no mundo.
Os estudantes percorreram várias ruas, abordando a comunidade com orientações sobre a necessidade da realização de exames periódicos e de se redobrar a atenção aos sinais e sintomas da doença. A marcha promoveu também conversas informais com a população, esclarecendo dúvidas e incentivando o autocuidado.
Com essa acção, a Faculdade de Medicina da URNM não só fortalece a formação prática dos futuros médicos, mas também os incentiva a estarem envolvidos em causas sociais que impactam directamente a saúde pública.
De acordo com os estudantes participantes, a actividade foi uma oportunidade para aplicar na prática o conhecimento adquirido nas salas de aula e para entender melhor os desafios enfrentados no combate ao câncer de mama no país.
Refira-se que esta iniciativa faz parte de uma série de actividades programadas pela Faculdade de Medicina da URNM, em parceria com instituições de saúde para promover a conscientização sobre o cancro da mama ao longo do mês de Outubro.