Teve início, nesta Segunda-feira, 28 de Outubro, a terceira fase do Processo de Avaliação Externa das Ciências da Educação, com os avaliadores externos já no campo de trabalho no Instituto Politécnico da Universidade Rainha Njinga a Mbande.
No primeiro dia de uma agenda de trabalho que se estenderá até 31 de Outubro, contou com a participação activa de diversas esferas da Comunidade Académica da URNM, especialmente ligadas ao curso de Ensino da Matemática.
Os avaliadores concentraram-se em reuniões com os gestores do IP-URNM, abordando o processo de auto-avaliação e a estratégia da instituição para o curso em análise. O objectivo foi verificar, de forma detalhada, como as práticas educacionais e as infra-estruturas do Instituto atendem às necessidades dos estudantes e às exigências do mercado.
Para o primeiro dia, a programação incluiu a sessão de abertura, com a apresentação da instituição aos avaliadores externos, seguida de:
- Discussão sobre os pontos fortes e fraquezas do curso, com foco nos aspectos de melhoria já identificados pelo IP-URNM;
- Reunião com os docentes e a análise do currículo, abordando desde os métodos de ensino até os projectos de pesquisa relacionados ao curso.
A avaliação prosseguiu no 29 de Outubro, com foco nas perspectivas dos estudantes, oferecendo uma oportunidade para aprofundar a análise dos aspectos práticos e curriculares que integram o ensino das ciências da educação no curso de Ensino da Matemática no IP-URNM.
O Processo de Avaliação Externa dos cursos das ciências da educação constitui-se num passo estratégico para o reforço da qualidade do Ensino Superior em Angola. A participação de representantes das áreas académica e administrativa, estudantes e membros da comunidade externa foi imprescindível para uma avaliação holística e transparente, voltada ao fortalecimento dos cursos.
Este processo integra o compromisso do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, através do INAAREES, com a melhoria contínua do sistema educativo e a adaptação dos cursos às necessidades reais do mercado de trabalho e da sociedade.
É importante destacar que a agenda desta terceira fase de avaliação prevê, ao longo dos próximos dias, encontros com diversos stakeholders, incluindo estudantes, docentes e representantes do mercado. Essa abordagem proporcionará uma visão abrangente e inclusiva sobre as competências oferecidas pelo curso e sua relevância profissional no mercado angolano.