A informação foi passada pelos representantes do Fundo de Garantia de Crédito durante o encontro realizado na Terça-feira, 27 de Agosto, entre a Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) e o FGC.
A reunião serviu para a preparação da assinatura do Memorando de Entendimento entre a URNM e o FGC, a ser assinado na primeira quinzena do mês de Setembro. O referido Memorando aborda a oferta de 10 bolsas, sendo 5 bolsas de estudo e 5 bolsas para estágios profissionais remunerados.
As 5 bolsas de estudo estão disponíveis para todos os estudantes, independentemente do curso que frequentam, distribuídas da seguinte forma:
- Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar: 1 bolsa
- Faculdade de Medicina: 1 bolsa
- Instituto Politécnico: 3 bolsas
Já os 5 estágios profissionais remunerados estão destinados exclusivamente aos estudantes do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar, pois, de acordo com o FGC, as empresas parceiras deste processo estão ligadas ao sector produtivo.
Durante o encontro, foram também abordadas questões relacionadas com a operacionalização deste processo, incluindo os valores a serem atribuídos a cada estudante, de acordo com o tipo de bolsa.
A reunião foi orientada pelo Magnífico Reitor da URNM, Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim, e contou com a participação do Vice-Reitor para os Assuntos Académicos, Professor Doutor Osvaldo Pelinganga, bem como de outros responsáveis dos distintos Gabinetes e Direcções da URNM. Do lado do FGC, estiveram presentes os Assessores do Conselho de Administração, Manuel Gando e Miguel Santos, assim como o Director do Gabinete Jurídico, Gil Ebo.
Tanto da parte da URNM como do FGC, foi garantido que tudo está preparado para que este processo seja operacionalizado no ano lectivo 2024/2025.
Vale referir que, para garantir a lisura e transparência do processo, será criado um Comité constituído pelo DAAC, pela Associação dos Estudantes e por membros de todas as Unidades Orgânicas.
Pré-requisitos de candidatura:
- Ser estudante da URNM.
- Não ser beneficiário de qualquer outra bolsa de estudo.
- Estudante com bom aproveitamento académico (14 a 20 valores de média).
- Carência no agregado familiar (comprovada com o atestado de pobreza emitido pela Administração Municipal).
Os interessados devem apresentar-se no DAAC da sua instituição até amanhã, 29 de Agosto, às 12 horas. Por_uma_universidade_moderna_e_reputada !