EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

INSTITUTO POLITÉCNICO-URNM E UNIVERSIDADE CUITO CUANAVALE UNEM-SE PARA O 1.º INTERCÂMBIO ESTUDANTIL SOBRE TURISMO

O Instituto Politécnico-URNM recebeu, entre os dias 29 de Julho e 04 de Agosto de 2024, o 1.º Intercâmbio Estudantil sobre Turismo, que reuniu estudantes da Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) e da Universidade Cuito Cuanavale (UCC-Cuando Cubango), sob o lema “Turismo como Factor de Desenvolvimento Socioeconómico de Angola”, visando fortalecer o conhecimento em turismo e promover a integração entre os jovens.

Durante uma semana, 68 participantes, sendo 32 de Malanje e 36 do Cuando Cubango, estiveram envolvidos numa programação diversificada que incluiu palestras, debates e visitas a pontos turísticos emblemáticos da província da Malanje, contando com a presença dos Directores Provinciais da Cultura, Juventude e Desporto de Malanje e Cuando Cubango, que compartilharam experiências e incentivaram os jovens estudantes a explorar o potencial do turismo nas suas comunidades.

Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar as maravilhas naturais da região, como as Quedas de Calandula e os Rápidos do Kwanza, onde foram recebidos por guias locais que lhes proporcionaram uma visão valiosa sobre a biodiversidade e a importância desses locais para o turismo sustentável.

Além disso, uma emocionante partida de futsal, realizada no dia 02 de Agosto, entre equipas de estudantes de Malanje e Cuando Cubango, evidenciou a camaradagem e a integração entre os participantes, promovendo um espírito de competição saudável.

A actividade culminou com uma visita às icônicas Pedras Negras de Pungo Andongo, no dia 03 de Agosto, onde todos tiveram a oportunidade de escalar majestosas formações rochosas e observar a rica herança histórica deixada pela Rainha Njinga Mbande e pelos Reis do Ndongo e da Matamba.

O evento foi considerado um sucesso pelos participantes, pois, segundo eles, proporcionou não apenas conhecimentos teóricos, mas também experiências práticas que os capacitarão a contribuir para o desenvolvimento do turismo em Angola.

Os organizadores expressaram a sua satisfação e gratidão a todos os participantes, ressaltando a importância de encontros como este para estabelecer uma rede colaborativa entre jovens em busca de um futuro melhor, tendo a ciência no centro das actividades.

“Sinto-me feliz por fazer parte de uma actividade tão importante para nossa Universidade, porque o lema foi ‘Turismo como Factor de Desenvolvimento Socioeconómico de Angola’, e os estudantes de Gestão Turística de ambas as instituições conseguiram provar que é possível termos turismo sustentável e que isso pode se tornar uma fonte de renda para o País, já que muitos turistas nacionais e internacionais vêm para Malanje com o objectivo de apreciar e aprender mais sobre as maravilhas naturais que há em Malanje. Só precisamos de meios ou investimentos nesse sector e oportunidades para os jovens académicos formados e formandos nessa área”, acrescentou o líder associativo.

De acordo com a organização, com a experiência adquirida, o Instituto Politécnico-URNM já se mostra aberto a futuras iniciativas que promovam o intercâmbio cultural e o fortalecimento do turismo no País.

De realçar que a segunda edição já está a ser preparada e, desta vez, a URNM será recebida pela UCC em data a anunciar.

Por_uma_universidade_moderna_e_reputada !