EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE MANIFESTA INTENÇÃO DE COLABORAR COM A FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE RAINHA NJINGA A MBANDE

Uma delegação da Organização Mundial da Saúde (OMS-ONU) visitou, nesta Quarta-feira, 19 de Junho, as instalações da Faculdade de Medicina da Universidade Rainha a Mbande (FMURNM), para conhecer a instituição e proceder ao levantamento do seu estado funcional.

A equipa da OMS foi recebida pela Decana da Faculdade de Medicina, Tazi Nimi Maria, a quem coube a responsabilidade de fazer a apresentação das linhas gerais da Unidade Orgânica que dirige, fazendo alusão aos projectos em curso, as perspectivas da instituição a curto, médio e longo prazos, sem deixar de fazer referência ao Centro de Investigação e Informação de Medicamentos e Toxicologia (CIMETOX).

Na ocasião, Tazi Nimi Maria fez saber que a Faculdade de Medicina, em particular, e a URNM, em geral, possuem preocupações nos domínios do Ensino, Investigação e Extensão Universitária, em que a OMS pode contribuir, significativamente, para a sua superação.

Em resposta, Omótóla Akindipe, que encabeçou a equipa da OMS, postulou que esta Agência das Nações Unidas tem a intenção manifesta de assinar, brevemente, um Memorando de Entendimento, por via do qual, muitas das preocupações apresentadas poderão encontrar alento.

“O memorando vai destinar-se a fomentar a pesquisa em saúde, promover a partilha de informações, realizar actividades de saúde para melhorar os resultados do sector em Angola, implementar projectos de pesquisa conjuntos, bem como apoiar programas de formação que contribuam para a adopção de boas práticas”, frisou Omótóla Akindipe.

A equipa da OMS constituída por Omótóla Akindipe e pelo representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Malanje, Tonduangu Kuezima Matias, teve a oportunidade de fazer uma visita guiada por toda extensão da Faculdade de Medicina, passando pelo CIMETOX, laboratórios e salas de aula.

Para além da Decana, Doutora Tazi Nimi Maria, a visita foi acompanhada pela Vice-Decana da FMURNM, Mestre Efigénia Camela, Docentes e membros do corpo directivo da faculdade.

#Por_Uma_Universidade_Moderna_e_Reputada!