No âmbito da extensão universitária e particularmente na preparação da implementação dos cursos de curta duração em Processamento de Produtos Agrícolas de Origem Vegetal e Animal, o Instituto de Tecnologia Agro- Alimentar da Universidade Rainha Njinga a Mbande (ITA-URNM) realizou, nesta Quarta-feira, 05 de Junho de 2024, uma Formação-Piloto aos religiosos católicos (Padres e Madres) de várias congregações da cidade de Malanje.
A formação, denominada Técnicas de Processamento de Raízes e Tubérculos, teve a duração de 10 horas, subdivididas em 5h de teoria e 5h práticas, e conferiu aos participantes o grau de Técnicos em Agro-Processamento.
A turma foi constituída por 15 formandos, sendo dois (2) Padres e 13 Madres, que puderam aprender, no módulo teórico, os seguintes temas: Conceitos de Base sobre a Transformação e Aproveitamento de Raízes e Tubérculos; Gestão da Higiene e Segurança no Processamento de Alimentos; Equipamentos usados em Plataforma-Piloto de Transformação de Alimentos.
Já na componente prática, a formação capacitou os formandos para o processamento de 4 produtos: Chips de Mandioca, Chips de Batata-Doce, Amido da Mandioca Fresca e Biscoitos a Base da Mandioca Fresca.
Vale referir que este ciclo de formação foi ministrado por docentes dos Departamentos de Engenharia de Processos e Ciências de Alimentos, nomeadamente, Mussole Tchissola, Francisco, Muxito, Ridoc Gonga, Cristina José, Constantino Queta e Rogino Lourenço.