EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

UNIVERSIDADE RAINHA NJINGA MBANDE E UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE PARTILHAM EXPERIÊNCIAS EM MATÉRIAS DE INVESTIGAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

O Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar (ITA), da Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM), recebeu uma delegação da Escola Superior de Desenvolvimento Rural da Universidade Eduardo Mondlane – ESUDER/UEM, constituída pelo, Director Geral da ESUDER, Prof. Dr. Bartolomeu Tangune, Agrónomo de formação e especialista em rega e irrigação e pela professora Rosana da Silva Eduardo, Mestre em Economia Rural, para, aproximadamente, duas semanas de intercâmbio em várias matérias, com realce para as áreas de Investigação e Extensão Universitária.

A delegação moçambicana foi recebida pelo Director Adjunto para os Assuntos Científicos, Prof. Mussole Tchissola, em representação do Director Geral do ITA, Professor Doutor, Guilherme Pereira, na presença de docentes e pessoal administrativos.

A primeira semana, isto é, de 20 a 24 de Maio, as actividades foram desenvolvidas ao nível do ITA, com compreendendo visita às infra-estruturas, bem como a participação dos docentes moçambicanos em aulas teóricas e teórico-práticas, onde puderam tomar contacto directo com as técnicas de extracção da Polpa da Abóbora e a sua valorização nos produtos de panificação no âmbito da substituição parcial do trigo.

No âmbito da extensão universitária, as equipas efectuaram uma visita de campo, na escola primária Nº177, Soba Kinzala, localizada no Bairro Catepa, com o objectivo de interagir com a direcção da instituição, no sentido de identificar as necessidades e constrangimentos enfrentados, desde o campo de produção e a área de confeção de alimentos, no âmbito da merenda escolar.

A delegação constituída pelo Professor Kirinda, Director Adjunto para Área Científica do Instituto Politécnico, Mussole Tchissola, Director Adjunto para Área Científica do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar, Eng. Domingos Alberto, Chefe do Departamento de Engenharia de Processos (ITA), Dr. Bartolomeu Tangune, Director da ESUDER/EUM (Moçambique) e Profª Rosana da Silva Eduardo, Docente da ESUDER/EUM (Moçambique), foi recebida pelo Director da Escola, Paulo Foguete, que fez uma resenha histórica do projecto de criação e implementação da escola, a visão e algumas perspectivas para o futuro, nomeadamente a merenda escolar, com intuito de incentivar mais crianças a frequentar o sistema do ensino, projecto no qual a URNM tem todo interesse em participar.

Na ocasião, o Professor Dr. Bartolomeu, da ESUDER/EUM, após conhecer o campo de cultivo da escola, onde estão a ser preparadas as sementes das frutas e hortaliças que a escola pretende produzir, e vão servir de matéria-prima para a merenda escolar, tratando-se da sua área de formação e actuação, deixou algumas dicas para o melhoramento do poder germinativo, por meio de um prévio tratamento do produto.

Na segunda semana, isto é, de 27 a 29 de Maio, o destaque recai às visitas de campo, nas áreas de actuação das Caritas/Malanje (Aldeia Mafuma, Município de kiwaba-Nzoji), no âmbito do projecto “Valorização da polpa da abóbora”, onde as equipas puderam identificar as 3 variedades de abóbora cultivadas na localidade, os respectivos nomes locais, interagir com a comunidade pela segunda vez sobre os modos de consumo da abóbora, a abertura às novas tendências, ou seja, a diversificação de consumo da abóbora, assim como, projectar as perspectivas juntos das Caritas, sobre os ensaios a serem desenvolvidos na localidade.

No Instituto Técnico Agrário do Quéssua, foi desenvolvida uma palestra que visou, fundamentalmente, proporcionar aos estudantes e docentes da especialidade do curso de Produção Vegetal, a oportunidade de visualizar as diferentes técnicas de maneio de água na agricultura irrigada.

Vale lembra que o intercâmbio entre as duas instituições vai continuar e, ficou expressa a intenção de uma equipa de especialistas do ITA visitar a Escola Superior de Desenvolvimento Rural da Universidade Eduardo Mondlane – ESUDER/UEM, para contribuir com o seu saber, no âmbito das investigações que têm sido desenvolvidas aqui e podem ser valiosas para o curso de Agro-processamento existente naquela instituição.

Por_Uma_Universidade_Moderna_e_Reputada !