Foi assinado hoje, Terça-feira (28), o Memorando de Entendimento entre a Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) e o Banco de Comércio e Indústria (BCI), que visa promover a Excelência Académica, por via da atribuição de Bolsas de Estudo de Mérito aos estudantes dos cursos de Direito, Tecnologia Agro-Alimentar, Gestão Agrária e Economia, durante 5 (cinco) anos.
Segundo o Magnífico Reitor da URNM, a iniciativa está inserida no âmbito da política de competitividade da URNM em estabelecer parcerias estratégicas com várias instituições financeiras e não só, para que concedam bolsas de estudo e estágios profissionais aos estudantes com os melhores perfis académicos.
Por seu turno, o PCA do BCI, Dr. Pedro Luís da Fonseca, fez referência que o memorando ora assinado se enquadra na responsabilidade social do BCI para a comunidade, através do desenvolvimento de acções que visam promover a Excelência Académica e contribuir na capacitação contínua do capital humano nacional.
No que toca aos critérios de selecção para a bolsa, o Vice-Reitor para os Assuntos Académicos, Osvaldo Pelinganga, informou que os estudantes vão ser seleccionados com base no mérito académico, olhando-se para o desempenho académico, necessidade financeira e envolvimento comunitário.
O documento foi assinado pelo Magnífico Reitor da URNM, Professor Doutor, Eduardo Ekundi Valentim e o Presidente do Conselho Administrativo do BCI, Dr. Pedro Luís da Fonseca, numa sessão que contou com a presença do Vice-Reitor para os Assuntos Académicos, do Director do Gabinete Jurídico do BCI, Dr. Ascânio do Nascimento, Decanos e Directores das Unidades Orgânicas, Directores de Gabinetes dos Serviços da Reitoria, Líderes Associativos e Chefes de Departamento.
Vale referir que as partes se comprometeram em efectivar este processo ainda no decorrer do presente ano académico (2023/2024), uma vez que, segundo os mais altos mandatários das duas instituições, já se tem quase tudo preparado para o efeito, restando apenas alguns ajustes pontuais.