A Universidade Rainha Njinga a Mbande recebeu, nesta Quinta-feira, 02 de Maio, uma delegação da JMPLA, encabeçada pelo seu Primeiro Secretário Nacional, Crispiniano dos Santos, para uma visita de constatação do estado da Universidade Rainha Njinga a Mbande nos mais variados aspectos.
A delegação foi recebida pelo Vice-Reitor para os Assuntos Académicos, Professor Doutor Osvaldo Manuel Pelinganga, em representação do Magnífico Reitor da URNM, Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentin, tendo realçado, na ocasião, que se trata de um gesto nobre da parte da JMPLA em geral, e do seu Primeiro Secretário em particular, de visitar a URNM e conhecer a instituição por dentro e observar a dinâmica da Universidade.
Sob a orientação do Vice-Reitor, a delegação percorreu pelas infra-estruturas de base do Polo I do Instituto Politécnico, com destaque para os laboratórios, biblioteca, bem como pelo CIMETOX, onde foi recebido pela Decana da Faculdade de Medicina, Dra. Tazi Nimi Maria e membros do corpo directivo da Faculdade. Lá o membro do Bureau Político do MPLA interagiu com os técnicos, quadro docente e estudantes, que se mostraram gratos pela visita e apresentaram as inquietações cuja advocacia na resolução junto do Executivo poderão ajudar a dinamizar a vida da Universidade, principalmente no que toca a pesquisa e produção científica em geral.
No CIMETOX, Crispiniano dos Santos e a sua delegação tomaram contacto com os projectos do Centro, não só no âmbito académico, mas também do ponto de vista do serviço social prestado à comunidade local, pois o centro tem dado resposta à várias questões do fórum toxicológico ao nível provincial e não só. O centro tem também, no âmbito da formação do capital humano, desenvolvido ciclos de formação para várias instituições sobre prevenção e enfrentamento de situações de perigos toxicológicos.
A visita ficou concluída com uma reunião, na qual o Vice-Reitor para os Assuntos Académicos apresentou uma breve panorâmica da URNM, destacando as valências da instituição do ponto de vista organizativo, produção científica, gestão do pessoal docente e não docente, as parcerias nacionais e internacionais, assim como as dificuldades que a universidade vive, tendo apelado ao líder juvenil, que faça chegar a mensagem ao mais alto nível que, na URNM há um grande compromisso com a ciência ao serviço do desenvolvimento do País, pelo que necessita de todo apoio possível para continuar a exercer com brio a sua missão.
Por sua vez, Crispiniano dos Santos agradeceu a recepção calorosa e prometeu que, a seu nível, tudo fará para que o Executivo Nacional continue a prestar atenção ao Ensino Superior em geral e à URNM em particular, dada a sua pertinência e particularidade do ponto de vista académico.