Uma delegação angolana composta por Sua Excelência Nkula Ndilu Mankenda, Secretário Geral do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação; Prof. Eduardo Ekundi Valentim, Reitor da URNM e; Prof. Albano Vicente Lopes Ferreira, Reitor da Universidade Katyavala Bwila (UKB), estão na África do Sul para uma visita que visa o fortalecimento e ampliação dos laços de colaboração em matérias de investigação com a Universidade de Fort Hare (UFH).
Esta visita teve como objectivo expandir as colaborações de investigação existentes, forjar novas parcerias possíveis e facilitar intercâmbios substanciais de estudos de pós-graduação que acabarão por produzir investigação significativa que terá impacto na humanidade.
Esta deslocação surge na sequência de uma visita de uma delegação da UFH à Angola, em Novembro do ano passado, que lançou as bases para o envolvimento.
A delegação recebeu as boas-vindas do Reitor da UFH, Prof. Sakhela Buhlungu, na Câmara do Senado da Universidade.
A UFH e a URNM já contam com uma parceria existente que começou em 2021, quando o Departamento de Ciência e Inovação da África do Sul (DSI), mediou um encontro entre as duas instituições.
A colaboração existente, liderada pelo Prof. Eduardo Valentim (URNM) e pelo Prof. Uchechukwu Nwodo (UFH), floresceu entre alguns investigadores dos últimos três anos, com realizações substanciais decorrentes do plano de acção conjunto apresentado pelos investigadores de ambas as universidades.
Na visita à Angola, as duas instituições reforçaram o seu compromisso com a assinatura de um memorando de entendimento.
Esteve presente, no momento das boas-vindas aos visitantes, uma delegação de alto nível da UFH.
Ao dar as boas-vindas à delegação, o Prof. Buhlungu destacou a importância do momento. _“A importância desta visita é a sua abordagem multidimensional, que prevê a formação de parcerias entre instituições, governos e académicos. Esta é a melhor ilustração do que deveria ser uma parceria de investigação. É um exemplo brilhante de colaborações significativas e impactantes para o benefício da humanidade.”
O compromisso começou com palavras de garantia de Sua Excelência Nkula Ndilu Mankenda, referindo que o Ministério do Ensino Superior de Angola apoia totalmente esta colaboração.
O programa prosseguiu com o fornecimento das visões detalhadas das respectivas universidades.
Posteriormente, os membros da Reitoria da UFH tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho dos seus docentes e interagir com os delegados angolanos, seguida de uma discussão, onde pontos comuns e oportunidades para fortalecer a colaboração existente e o início de novas foram identificados.
A visita terminou com um passeio pela Praça da Liberdade e pela Galeria de Arte De Beers onde momentos significativos da Universidade são imortalizados e exibidos, seja em texto ou imagens , selou a visita.