EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

MESCTI CELEBRA 9.° ANIVERSÁRIO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA NA URNM

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) celebrou o 9.° aniversário do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, de forma antecipada, na pretérita Sexta-feira, 9 de Fevereiro, no anfiteatro do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar (ITA), afecto à Universidade Rainha Njinga a Mbande, em Malanje.

O evento reuniu várias mulheres cientistas e estudantes de ciências, que debateram o papel das mulheres no campo da ciência e tecnologia.

O objectivo central do evento foi compartilhar experiências de mulheres e meninas na ciência e, ao mesmo tempo, conscientizar as jovens mulheres e meninas sobre o seu papel crucial no mundo científico.

Na abertura, a titular do MESCTI, Maria do Rosário Bragança, reafirmou o compromisso do ministério com a igualdade de gênero e a promoção da participação plena e igualitária de mulheres e meninas na ciência e na tecnologia.

O Governo Angolano tem estado, hodiernamente, a implementar programas de bolsas de estudo para meninas e mulheres nos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Entremente, a representatividade das mulheres ainda é baixa, com apenas 20% de bolsistas a ser de mulheres.

Essa situação também se reflecte nas bolsas internas e externas, controladas pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE).

Maria do Rosário Bragança destacou que esses indicadores têm um impacto significativo na baixa representação das mulheres na carreira docente do ensino superior e na carreira de pesquisador científico que, actualmente, está em 22%.

O Magnífico Reitor da Universidade Rainha Njinga a Mbande expressou profundo agradecimento ao MESCTI por escolher a URNM como local para celebrar este importante evento.

Da parte do Governo Provincial de Malanje, o Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, que esteve em representação de Sua Excelência Governador de Malanje, sublinhou a relevância do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, por configurar uma iniciativa global para aumentar a visibilidade das mulheres neste domínio.

O Acto Central antecipado foi prestigiado pela Assessora para Área Social da Vice-Presidente da República, Elsa Bárber, pelas Secretárias de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, da Família e Promoção da Mulher, nomeadamente Alice de Ceita e Alcina Lopes da Cunha, respectivamente, e pelos membros do governo, todos os gestores da URNM, Directores de instituições Públicas e Privadas, bem como os estudantes universitários.

O evento ficou também marcado pela visita das entidades à exposição das áreas cientificas das três instituições do Ensino Superior em Malanje.