Uma delegação de altos dirigentes da embaixada sul-africana acreditados em Angola, encabeçada pelo seu embaixador, Oupa Ephraim Monareng, realizou na tarde desta Quarta-feira, 24 de janeiro, um programa de visita às instalações do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar (ITA), vinculado à Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM), com o objetivo de se inteirar sobre os projetos de cooperação que a instituição mantém com universidades Sul-Africanas nas áreas de agricultura, saúde e educação.
As palavras de boas-vindas, assim como as breves considerações em torno da cooperação já existente entre a URNM e as Universidades de Fort Hare e de Limpopo, foram feitas pelo Magnífico Reitor da URNM, Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim, que ressaltou na ocasião ter sido uma visita oportuna, pois permite à Embaixada Sul-Africana estar a par da cooperação que existe entre as universidades.
Entre os projectos de cooperação que a URNM realiza com Universidades Sul-Africanas, destacam-se os projetos nas áreas de transformação alimentar, investigação sobre plantas medicinais, bem como o estudo sobre o perfil microbiano das águas superficiais dos Rápidos do Rio Kwanza.
O Reitor da URNM informou, por outro lado, que no âmbito desta cooperação, três docentes vão, em breve, iniciar cursos de mestrado na África do Sul, sendo dois em Literatura Inglesa na Universidade de Limpopo e um em Microbiologia na Universidade de Fort Hare, tendo apelado à Embaixada a facilitação no processo de visto, depois de observados todos os protocolos.
A URNM é a única universidade pública de Malanje, criada pelo Decreto Presidencial n.º 285/20, de 29 de Outubro. A instituição oferece cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, com destaque para as ciências médicas e da saúde, ciências sociais e humanas, bem como engenharia.