Um Memorando de Cooperação centrado na formação contínua de docentes a nível de doutoramento em diversas áreas do saber foi rubricado esta Segunda-feira, 06 de Novembro, no anfiteatro do instituto de Tecnologia Agro-Alimentar entre a Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) e a Universidade Fort Hare (UFH), da África do Sul.
A assinatura do memorando surge na sequência da visita de trabalho que os membros do Colégio Reitoral da Universidade Rainha Njinga a Mbande realizam à África do Sul, nas Universidades de Limpopo e Fort Here que culminou com a assinatura de dois memorandos no domínio da investigação científica.
O memorando ora assinado vai consubstanciar-se, dentre outros pontos, na formação de docentes da Universidade Rainha Njinga a Mbande na especialidade de Controlo de Qualidade de Águas e Alimentos, com o financiamento do Projecto UNI.AO numa parceria entre a França, União Europeia e o Governo Angolano.
De acordo com o Magnífico Reitor da URNM, Prof. Doutor Eduardo Ekundi Valentim, assinatura do referido memorando enquadra-se no âmbito da estratégia do Colégio Reitoral da URNM de construção de uma instituição de Ensino Superior reputada nacional e internacionalmente, e capaz de dar respostas aos desafios da modernidade.
O Magnífico Reitor da Universidade Fort Hare, Prof. Doutor Sakhela Buhlungu, ao intervir no acto solene de assinatura do memorando, destacou a importância da parceria para o reforço da investigação científica e inovação da URNM, o que terá reflexos positivos para as comunidades estudantis, disse.
Ao longo da sua alocução,
Sakhela Buhlungu sublinhou ser a primeira parceria que a secular Universidade Sul-Áfricana estabelece com uma instituição de Ensino Superior de um país de língua portuguesa, tendo afirmado que tal aspecto não constitui barreira, na medida em que a ciência ultrapassa o factor língua.
E, à guisa de informação, o Reitor da URNM, Eduardo Ekundi Valentim, precisou que, a par do Controlo de Qualidade de Águas e Alimentos, prevê-se, a breve trecho, o alargamento da cooperação em outros ramos, de modo a melhorar a performance dos docentes e a qualidade de ensino na instituição.
A agenda de trabalho da comitiva sul-africana fica concluída na próxima Quarta-feira, 08 de Novembro, com a visita às quedas de Calandula, esta Terça-feira, 07 de Novembro, a comitiva realizará uma visita de cortesia as instalações do Governo Provincial de Malanje, visita guiada às instalações da Faculdade de Medicina, bem como visita guiada aos rápidos do Kwanza.
Importa destacar que a Universidade Fort Hare é uma instituição de Ensino Superior pública, centenária e conta com três Campus Universitários instalados em igual número de cidades Sul-Áfricanas.