A acompanhado da Ministra do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, e de membros do Executivo, o Titular do Poder Executivo, João Manuel Gonçalves Lourenço, visitou o stand da Universidade Rainha Njinga a Mbande e interagiu com o Magnífico Reitor, Ph.D Eduardo Ekundi Valentim.
O mais alto dignitário da URNM fez as honras da casa e passou a palavra a Decana da Faculdade de Medicina, Prof.ª Doutora Tazi Nimi Maria que, por sua vez, passou em revista alguns dos projectos da FM.
“Excelência Senhor Presidente, seja bem-vindo a nossa província. A Faculdade de Medicina, por intermédio do seu Centro de Investigação e Informação de Medicamentos e Toxicologia – CIMETOX, traz aqui as várias espécies de serpentes venenosas existentes em Angola. A mordedura de serpentes constitui um problema de saúde pública mundial e Angola não foge a regra. Por isso, Excelência, a Faculdade de Medicina apresenta o projecto científico: PRODUÇÃO DE SOROS ANTIOFÍDICOS NO CONTEXTO ANGOLANO, que tem como objectivo a produção de soros antiofídicos específicos para os envenenamentos por mordeduras de serpentes de importância médica em Angola, realçou.
Da parte do Instituto Politécnico, o Chefe do Departamento de Ciências de Saúde, o MSc. Mateus Gonçalves, apresentou o sulfato de cálcio, óleo e abacate, bem como a apresentação taxonômica das plantas tradicionais, mungambo e mburututo, creme anti-inflamatório entre outros como sendo os produtos que o IP traz para exposição na Feira do Produtor.
A visita do Titular do Poder Executivo à stand da Universidade Rainha Njinga a Mbande, terminou na tenda do ITA, na qual interagiu com o Director, Eng.º Guilherme Pereira que, por sua vez, fez saber ao Titular do Poder Executivo que “o primeiro fruto do Instituto inaugurado por si em 2020, são estes Engenheiros que já processam produtos no nosso pavilhão, disse”.
António Alberto e a Cristina José, agora Engenheiros do ITA, apresentaram os mais de oito (8) produtos processados pelo ITA e que estão em exposição na feira.
O certame, que decorre até ao próximo Sábado, 9 de Setembro, acontece numa altura em que o Presidente João Lourenço cumpre visita de trabalho à província.