Uma delegação da Universidade Rainha Njinga a Mbande encabeçada pelo Magnífico Reitor, Prof. Doutor Eduardo Ekundi Valentim, trabalha na África do Sul desde a última Segunda-feira, 3 de Julho, para assinatura de dois memorandos de entendimento no âmbito da cooperação científica entre instituições de ambos os países.
Dois importantes momentos marcam a missão dos membros da Reitoria da URNM nas terras de Nelson Mandela, na pretérita Segunda-feira, 3 de Julho ao princípio da tarde assinatura do memorando de entendimento com a Universidade de Fort Hare e, na manhã de Quarta-feira, a comitiva deslocou-se a cidade de Limpopo para assinatura do segundo memorando de entendimento.
Os membros do Reitoria da URNM receberam às boas-vindas do Reitor da Universidade de Fort Hare, Professor Sakhela Buhlungu, integram a comitiva da URNM o Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim, Reitor da URNM, Professor Doutor Osvaldo Pelinganga, Vice-Reitor para as Assuntos académicos da URNM, Prof. Doutor Guilherme Pereira; e o Mestre Francisco Soares, Diretor do Gabinete de Apoio à Reitoria.
A agenda da reunião a Universidade de Fort Hare (UFH) inscreveu: dentre outros pontos, a visão geral do objectivo da reunião; apresentação do Departamento de Ciência e Inovação (DSI); relações existentes entre a Universidade de Fort Hare e a Universidade Rainha Njinga a Mbande; assinatura do MOU às 13H00 da África do Sul, bem como visita a algumas instalações da Universidade de Fort Hare.
Vale realçar que a assinatura deste acordo, é mais um passo dado rumo ao cumprimento dos objectivos desenhados pelo Colégio Reitoral da URNM, no que diz respeito à cooperação com instituições académicas estrangeiras.
De acordo, ainda, com o programa de trabalho ao exterior, o Magnifico Reitor deve deslocar-se, no próximo Sábado, 8 de Julho, à República da França para integrar uma delegação encabeçada pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.