O Magnifico Reitor da Universidade Rainha Njinga a Mbande, Prof. Doutor Eduardo Ekundi Valentim, procedeu, nesta Terça-feira, 27 de Junho, a inauguração do laboratório clínico-toxicológico, situado no Centro de Investigação e Informação de Medicamentos e Toxicologia (CIMETOX), da Faculdade de Medicina da Universidade Rainha Njinga a Mbande.
Segundo o Director Técnico do laboratório, Adriano Cassanje, a estrutura dispõe de quatro (4) áreas de atendimento, nomeadamente: secção hematológica, parasitológica, bioquímica e a micológica.
O centro está equipado com soluções tecnológicas inovadoras que permitem dar os resultados de alguns exames clínicos em dois (2) minutos. Além dos tipos de exames relacionados às secções acima referenciadas, também é feito o teste multidroga. Nesta primeira fase, estão a ser oferecidos um total de 37 exames, com previsão de aumento nos próximos dias.
Testemunharam o acto membros da comunidade académica da URNM, representante do Gabinete Provincial da Saúde, da Ordem dos Médicos, bem como da Ordem dos Enfermeiros, entre outros convidados.
Importa referir que o CIMETOX é o 1.º Centro de Toxicologia em Angola e o 13.º dos existentes no continente africano, com a peculiaridade de garantir informação toxicológica com carácter permanente todos os dias do ano durante as 24 horas.