A Universidade Rainha Njinga a Mbande, procedeu, nesta Terça-feira, 7 de Março, no anfiteatro do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar, o lançamento da Oficina Permanente sobre Ferramentas de Apoio à Actividade Científica, direccionadas aos Docentes e Investigadores das Unidades Orgânicas da instituição, bem como os demais Técnicos dos Centros de Investigação da Província e não só.
A referida oficina, baptizada como “URNM Scholars Bootcamp 2023”, abreviadamente, USB – 2.3.
Ao intervir no acto de abertura do ciclo acima referido, em representação do Magnífico Reitor da URNM, o Vice-Reitor para os Assuntos Académicos da Universidade Rainha Njinga a Mbande, Professor Doutor Osvaldo Manuel Pelinganga, fez um enquadramento jurídico da Instituição e apresentou o lugar da investigação científica na Universidade, tendo realçado a tônica para investigação científica e extensão universitária no quinquénio 2022-2027.
De acordo, ainda, com o Vice-Reitor, o foco estará voltado ao aproveitamento de forma mais eficaz das iniciativas de apoio à investigação e inovação, tanto a nível nacional como internacional através de candidatura conjunta a projectos de investigação, desenvolver programas de investigação científica e extensão alinhados com os desafios do sector produtivo.
Fazem igualmente parte da estratégia, a criação de um observatório de problemas sociais conducentes à elaboração de projectos de investigação e de extensão e incentivar a criação de incubadoras de empresas.
De realçar que estiveram presentes na cerimónia, o Director do Gabinete Provincial da Educação, Mestre Manuel Matos Osório, em representação de Sua Excelência Governador Provincial de Malanje, Eng°. Marcos Nhunga, o Vice-Reitor para os Assuntos Académicos, Vice-Reitor para os Assuntos Científicos, Professor Doutor Bettencourt Munanga, Gestores das Unidades Orgânicas da URNM, Director do Instituto de Investigação Agronómica, Director do Instituto de Investigação Veterinária, bem como representantes de diversas instituições de Ensino Superior da provincia.