EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

UM OLHAR AO DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA

O Dia Mundial do Combate à SIDA é assinalado, anualmente, a 1 de Dezembro, tendo como objectivo sensibilizar e apoiar aqueles que padecem da doença, bem como homenagear os que faleceram infectados.

A criação deste dia foi uma iniciativa de James Bunn e Thomas Netter, oficiais do Programa Mundial da Luta Contra a SIDA da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ideia ganhou apoiantes dentro e fora da organização, sendo a sua implementação reconhecida através da Resolução 43/15, da Assembleia Geral da ONU em 1988.

Segundo os dados do Instituto Nacional da Luta Contra a SIDA (INLS), até 2016 cerca de 2% da população angolana, o equivalente a aproximadamente 35 milhões de pessoas era portador do HIV-SIDA.

No ano passado, cerca de 650 mil pessoas morreram como resultado da doença, e registou-se um milhão e meio de infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), segundo o Relatório Anual do Programa das Nações Unidas do Combate ao VIH/SIDA (ONUSIDA).

Neste contexto, o colectivo de trabalhadores da Universidade Rainha Njinga a Mbande manifesta o seu apoio a todos aqueles que trabalham arduamente na luta contra o HIV-SIDA, bem como aos portadores desta doença.

Leave a Reply