O País celebra a 22 de Novembro, Terça-feira, o Dia Nacional do Educador. Este dia serve para nos levar a reflectir sobre o papel do educador na sociedade, bem como as implicações sociais da sua actividade na construção de um mundo mais moderno e globalizado.
A data constitui, também, uma ocasião importante para que os intervenientes do processo educativo reflictam sobre os principais problemas do sector, visando encontrar fórmulas eficientes para a sua superação.
Sendo o educador a pessoa que se dedica ao ensino sistemático, escolar, na transmissão de saberes técnicos e teóricos à nova geração (estudantil), tem como um dos seus objectivos construir a base forte para a transformação do aluno.
Neste contexto, o colectivo de trabalhadores da Universidade Rainha Njinga a Mbande felicitam, neste dia importante, todos aqueles educadores que trabalham afincadamente para que se tenha um ensino de qualidade.
Importa realçar, que a 22 de Novembro de 1977, o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, declarou aberta a campanha de alfabetização, na fábrica Textang II, em Luanda, e ficou na história do país como data consagrada ao professor e, em 1978, foi institucionalizado como o Dia do Educador Nacional.
