EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Docente Mateus Gonçalves: “A enfermagem é uma arte e o principal instrumento é a dedicação e o carinho pela vida humana”

O docente e coordenador do curso de licenciatura em ciências de enfermagem do Instituto Politécnico da Universidade Rainha Njinga a Mbande, Mateus Ferreira Alfredo Gonçalves, disse, na última quarta-feira, 11 de Maio, em entrevista ao site da URNM, a margem do Dia Internacional do Enfermeiro, que a enfermagem é uma arte e que o principal instrumento é a dedicação e o carinho pela vida humana.


Durante a entrevista exclusiva ao site, o responsável explicou que o dia serve de homenagem ao trabalho e o contributo dos enfermeiros para a protecção da saúde, sendo, disse, a função destes profissionais essencial para garantir a recuperação e o salvamento de vida das pessoas que se encontram em perigo nos hospitais, bem como nas demais instituições de saúde que necessitam de assistência contínua de cuidados médicos.


Segundo o docente, o Instituto Politécnico tem realizado várias acções que visam saudar a data, que vão desde palestras destinadas aos profissionais de enfermagem à discussões que ajudam a potencializar as suas funções como enfermeiros, bem como actividades de rastreios contra os vários tipos de doenças que afectam a sociedade.


Mateus Gonçalves parabenizou os profissionais de enfermagem pelo dia, relembrando e salientando a importância que têm na prestação de cuidados gerais e especializados à população.
O curso de Enfermagem, antes pertencente a Faculdade de Medicina da Universidade Lueji A`Nkonde, teve o seu início em 2011 na Faculdade de Medicina, tendo, desde 2020, passado sob tutela da Universidade Rainha Njinga a Mbande.


Desde a abertura do mesmo, já foram lançados ao mercado de trabalho um total de 491 graduados, sendo que, 103 finalistas poderão ser ainda graduados durante o ano académico 2021/2022.

Kamboma Mayele
In
Osvaldo Ferraz

Leave a Reply