EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Dia Internacional do Profissional de Enfermagem

Celebra-se, a 12 de Maio, o dia internacional do enfermeiro, data criada pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Filha de pais ingleses, Florence Nightingale nasceu a 12 de Maio de 1820, em Florença, e foi criada em Inglaterra, onde teve uma educação aprimorada.
As visitas aos doentes que fazia com a sua mãe foram cruciais para que decidisse iniciar um trabalho mais regular junto de aldeões doentes. Esta experiência orientou-a para a enfermagem apesar da oposição da sua família.
Nightingale foi responsável pela introdução do ensino teórico e esquematizado da Enfermagem e teve, também, uma contribuição importante para o redireccionamento da Enfermagem com base no conhecimento epidemiológico da época.
Quando concebeu a acção da Enfermagem, Florence Nightingale favoreceu o processo reparativo da doença mediante a utilização do ar puro, da luz e calor, da limpeza, da higiene, do repouso e da dieta como um mínimo essencial das energias vitais do doente.
Kamboma Mayele
In
Osvaldo Ferraz

Leave a Reply