EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

URNM e FAS Renovam Memorando de Entendimento

A Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) e o Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) renovaram, na última Quarta-feira, 13 de Abril, o Memorando de Entendimento no quadro da implementação do Programa Nacional de Estágios Comunitários.

O referido programa, de iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Comunitário (FAS), tem como objectivo proporcionar aos estudantes recém-licenciados experiências práticas de trabalho, a fim de desenvolverem as habilidades e competências profissionais e, desta forma, estarem melhor preparados para o mercado de trabalho.

O protocolo, rubricado no dia 15 de Março de 2021, teve a sua renovação com as assinaturas do Reitor Interino da Universidade Rainha Njinga a Mbande, o Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim e o Director do Instituto de Desenvolvimento Local, Gomes António Golombole.

O responsável da Instituição acadêmica considerou ser um grande desafio a presença dos Ex.- estudantes, como estagiários, no âmbito do trabalho com o FAS e, segundo disse, “é um barómetro da qualidade do processo docente educativo da nossa Universidade”.

“Porque mais do que a teoria na sala de aula, a prática é o critério da verdade. Sentimo-nos satisfeitos, porque o feedback que temos tido até agora é bastante positivo e nos encoraja a continuar; por isso, queremos subir o nível da cooperação como é o caso da área da investigação científica e outros projectos operáveis entre os investigadores da Universidade e os técnicos do FAS”, disse.

Doutor Ekundi Valentim fez saber, também, que os estágios são portas que se abrem para os recém-formados puderem desfilar e demonstrar o que aprenderam no processo formativo na Universidade Rainha Njinga a Mbande.

Apelou aos egressados para mais dedicação, comprometimento, humildade e abnegação profunda, para que, a nível de Malanje, a cooperação com o FAS seja um exemplo de qualidade, dedicação e resultados.

O responsável do Instituto de Desenvolvimento Local, Gomes António Golambole, fez saber que o programa surge também com o objectivo de responder a alguns dilemas com que os jovens recém-formados se têm debatido ao entraram para o mercado de trabalho, ligados ao tempo de experiência de trabalho que lhes é exigido e, como resposta, o FAS criou o programa de forma a capacitá-los para o mercado.

Gomes António Golambole disse que os estagiários participarão de todas as actividades do FAS, o que significa, frisou, que os estágios não serão de especialidade, podendo o estagiário formado em engenharia agro-alimentar estar inserido em outras áreas que possam desenvolver as comunidades em que estiverem a actuar.

O responsável explicou também que a previsão da Instituição que dirige na província é que, até ao final do ano, tenha passado pelo organismo mais de 24 estagiários.

Por sua vez, os estagiários prometeram dar o contributo para o desenvolvimento das comunidades e tudo fazerem para melhor representar a instituição académica.

Vale referir que o programa Nacional de estágios teve início em Março de 2021, com a admissão dos primeiros seis (6) estagiários.

Kamboma Mayele
In
Osvaldo Ferraz

Leave a Reply