EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Docentes da URNM e ISCISA Publicam Artigo em Revista de Prestígio Internacional

A Revista Internacional “Pharmacy” publicou nesta Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022, um artigo científico da autoria de docentes da Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) e do Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA), sob o título “Serviços de Farmácia Comunitária na Cidade de Malanje, Angola: Um Levantamento de Práticas, Instalações, Equipamentos e Pessoal”.

O trabalho é de autoria dos docentes Bernardo Nicodemos Chimbuco, Mateus Alfredo Ferreira, afectos ao Instituto Politécnico da URNM e Euclides Nenga Manuel Sacomboio do (ISCISA), sob orientação do Professor Doutor, Eduardo Ekundi Valentim, Reitor Interino da URNM, Licenciado em Ciências de Enfermagem, pela Universidade Agostinho Neto, Mestrado e Doutorado em Farmacologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Brasil.

Com o estudo ora publicado, os autores procuram aumentar a consciencialização sobre os inúmeros problemas que enfermam a actividade das farmácias comunitárias na cidade de Malanje e avançam algumas propostas concretas para os mitigar.
De acordo com a publicação, a pesquisa envolveu 20 farmácias comunitárias, seleccionadas de forma aleatória, para determinar as condições sob as quais, os cuidados farmacêuticos são prestados.

Importar referir que a investigação, cujo conteúdo se recomenda aos órgãos decisórios do sector da saúde, trouxe à estampa um conjunto de insuficiências que acometem a prestação de serviços farmacêuticos, ou seja, 85 por cento dos estabelecimentos, por exemplo, não possui água encanada e rede de esgotos.

Outra debilidade constatada é de que nenhum farmacêutico trabalha na rede de farmácias comunitárias de Malanje, e as áreas funcionais, equipamentos e utilidades, em grande parte das mesmas, não estão em conformidade com a legislação angolana.

Diante destas inconformidades, a pesquisa concluiu que o quadro actual se constitui em fragilidades preocupantes com impacto na dispensação, rotulagem, orientação dos pacientes, prontuários, informações de saúde, aconselhamento ao paciente e assistência farmacêutica, enquanto padrões dos serviços farmacológicos; colocando em risco a segurança do paciente.

A Pharmacy é uma Revista Científica Internacional de acesso aberto sobre educação e prática farmacêutica. É publicada trimestralmente em linha com MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute), com sede em Basileia, Suíça.

O Artigo completo pole ser acessado pelo link:

https://www.mdpi.com/2226-4787/10/2/35/htm

Carlos Mendes
In Kamboma Mayele

1 Response
  1. Acacio Jose

    E se a Universidade trabalhar na criação de uma revista de modo a que os docentes e outros possam publicar os seus artigos nela?! Com o contributo de todos podemos dar prestígio internacional à nossa própria revista.

Leave a Reply