A agricultura é um dos sectores onde o Zimbabué pretende investir em Malanje, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.
A intenção foi nanifestada pelo embaixador daquele país em Angola, Thando Madzvamuse, que visitou esta parcela do território nacional de 06 a 07 de Fevereiro de 2022.
O diplomata zimbabueano viu incluído na sua agenda, uma visita ao Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar (ITA), vocacionado à formação de engenheiros para a investigação e transformação de alimentos de origem animal e vegetal.
Depois de uma visita guiada, Thando Madzvamuse mostrou-se positivamente impressionado pelo que viu e admitiu que é a falta de instituições tecnologicamente equipadas, como o ITA, que inviabilizam o desenvolvimento dos países africanos.
Com o efeito, o representante do governo do Zimbabué frisou que os avanços tecnológicos do ITA vão agregar valor aos quadros do seu país, à luz da troca de experiências com os engenheiros angolanos, o que vai tornar mais competitivos os produtos de exportação para outros países da região.
Na visita ao ITA, o embaixador do Zimbabué fez-se acompanhar do Vice-Governador de Malanje para o Sector Técnico e Infra-Estruturas, Angelino Kissonde. O governante sugeriu que a troca de experiências se efective tão breve quanto possível, na medida em que os quadros de ambos países vão aprender mutuamente, aprimorando o conhecimento e a prática, suprimindo as insuficiências que permitam alavancar, em última instância, as economias de Angola e do Zimbabué.
Na qualidade de anfitrião, o Director-Geral Interino do ITA, Eng. Guilherme Pereira, entende que a instituição só deverá crescer, se beber das boas práticas de investigação e transformação de alimentos de outros países, sobretudo africanos, em face de uma maior proximidade, e com instituições similares. Deste modo, considera importante o estabelecimento de relações e acordos nesta perspectiva.
Carlos Mendes
In Kamboma Mayele