O Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar resulta de um projecto de cooperação entre os governos de Angola e o de França.
A instituição afecta a Universidade Rainha Njinga a Mbande foi inaugurada no dia 13 de Outubro de 2020 e tem como foco a formação de engenheiros para a investigação e transformação de alimentos de origem animal e vegetal.
Com efeito, a França pretende continuar a apoiar o ITA no capítulo da formação de docentes e de estudantes para dar sustentação ao protocolo de cooperação.
A garantia foi dada pelo Conselheiro de Cooperação e Acção Cultural da Embaixada de França em Angola, René Quirin, que visitou, nesta Terça-feira, 25 de Janeiro do ano em curso, as instalações do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar (ITA).
No fim da visita, o alto funcionário da Embaixada Francesa em Angola constatou que o ITA se debate com algumas limitações técnicas.
Nesta conformidade, René Quirin prometeu encetar contactos junto do Ministério do Ensino Superior, bem como mobilizar instituições que possam financiar alguns equipamentos e contribuir para solucionar determinadas limitações, de modo a que, no curto prazo, o ITA possa cumprir com o seu papel da melhor maneira.
Ressaltou que o incentivo a formação na língua francesa e a implementação do curso de doutoramento em parceria com a Universidade José Eduardo dos Santos, sedeada na província do Huambo, constam do leque de acções que a embaixada de França apoia e almeja a sua efectivação, no quadro da elevação do grau académico a nível dos quadros do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar.
Ainda sobre os programas de formação na vertente do doutoramento em França e dentro do país, René Quirin sublinhou que a prioridade recai para os docentes, ao passo que o incentivo ao aprendizado da língua francesa visa facilitar a formação de professores e estudantes beneficiários de bolsas em terras gaulesas.
Destarte, importa referir que o Conselheiro de Cooperação e Acção Cultural da Embaixada de França em Angola foi recebido, para uma visita guiada ao ITA, pelo Coordenador Adjunto da Comissão Instaladora da URNM, Professor Doutor Bettencourt Munanga.
Carlos Mendes
In Kamboma Mayele