No âmbito da cooperação científica entre a URNM e a Fort Hare University (África do Sul), uma delegação de quatro (4) investigadores trabalhará em Malanje no período de 24 a 26 do mês em curso.
Dois importantes momentos vão marcar a missão dos investigadores sul-africanos que chegaram às terras da Palanca Negra Gigante ao princípio da tarde desta Quarta-feira.
A comitiva visitante recebeu às boas-vindas do Coordenador da Comissão Instaladora, Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim e de outros membros da Reitoria da URNM, que ofereceram um almoço para brindar a sua recepção numa das unidades hoteleiras da urbe malanjina.
De acordo com o programa de trabalhos, as duas instituições vão assinar na próxima Sexta-feira, 26 de Novembro, um acordo de cooperação; depois de um encontro prévio de análise e discussão técnica dos termos de referência.
Na sequência do programa, terá lugar, na Quinta-feira, 25 de Novembro,
uma palestra no anfiteatro do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar, antecedida de uma visita guiada às instalações do ITA.
Vale referir que a palestra é extensiva a todos os estudantes da URNM, bem como, aos demais interessados e terá como prelector o docente, Uchechukwu Nwodo, Professor Doutor em Microbiologia do Departamento de Bioquímica e Microbiologia da Faculdade de Ciências e Agricultura da Universidade Fort Hare na África do Sul.
Importa frisar, ainda, que o palestrante possui mais de 10 anos de experiência em microbiologia e biotecnologia, lidera investigações focadas na valorização de resíduos para produtos de alto valor, ecologia de genes patogénicos bacterianos e novos compostos de chumbo em fontes naturais.
Sublinhe-se, ainda, e à guisa de informação, que o Professor Uchechukwu Nwodo tem publicados vários artigos onde podemos realçar o que vem estampado na Revista Internacional de Ciências Moleculares (volume 13, edição 11) cuja matéria versa sobre “Exopolissacarídeos bacterianos: funcionalidades e perspectivas, em co-autoria com Ezekiel Green, Anthony I Okoh.