A segunda geração de licenciados formados pelo Instituto de Tecnologia Agro-alimentar (ITA) afecto à Universidade Raínha Njinga a Mbande (URNM) já está ao dispor do mercado de trabalho.
São trinta estudantes que defenderam os Trabalhos de Fim de Curso e frequentaram os estágios práticos em empresas de transformação de produtos de origem animal e vegetal, cervejeiras, fábricas de água mineral, yogurtes, entre outras; em províncias como Luanda, Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Cabinda e Benguela.
Efectivamente, a boa nova segundo o Coordenador da Comissão de Gestão do ITA, Engenheiro Guilherme Pereira, é que a maior parte dos finalistas foi contratada pelas empresas e fábricas em que estiveram a estagiar.
“O respaldo demonostra que estamos a formar os quadros que o país precisa. Temos alguns percalços, determinadas arestas que precisam de ser limadas, mas o feedback que recebemos das empresas foi positivo, quer dizer que estamos no bom caminho e precisamos de melhorar na qualidade do ensino, dos professores, etc, etc”, enfatizou.
Quanto a questão do alojamento e logística para os estagiários, o Eng. Guilherme Pereira revelou que têm contado com os bons préstimos das empresas, que nalguns casos disponibilizam um pequeno subsídio para facilitar a locomoção dos estudantes.
Por outro lado, o Coordenador da Comissão de Gestão do ITA adianta que é intenção da instituição assinar um convénio com as empresas, no quadro das suas acções de responsabilidade social, no qual as duas partes comparticipem, de alguma forma, nos encargos que o período de estágios impõe.
Relativamente aos Trabalhos de Fim de Curso, o responsável académico fez saber que, de um modo geral, o mesmo não se cinge a uma pesquisa, mas sim, na elaboração de um relatório devidamente estruturado, no qual, o estudante consiga espelhar e depois apresentar as habilidades adquiridas na sequência das práticas laboratoriais e ao longo do estágio desenvolvido na fábrica.
Na mesma senda, o Eng. Guilherme Pereira aponta os meses de Dezembro e Janeiro próximos, como horizonte para levar a cabo um ciclo de visitas às empresas com as quais já vêm colaborando, a fim de assegurar os estágios para o presente ano académico, que começam no segundo semestre de 2022.
Com a segunda geração de Engenheiros em Tecnologia Agro-Alimentar colocada este ano à disposição do mercado, o ITA formou até agora 60 licenciados para servirem as fábricas transformadoras de alimentos de origem animal e vegetal.
Importa referir que o ITA está localizado no bairro Cangambo Ocidental e foi inaugurado pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, no dia 13 de Outubro de 2020.
Carlos Mendes
In Kamboma Mayele