EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Instituto Politécnico da URNM Organiza Exames Especiais Extraordinários

Por orientação do Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação, as instituições que ministram cursos de ciências pedagógicas terão novas grelhas curriculares.

Como se sabe, os aludidos cursos possuem as variantes de Educação Primária e de Gestão e Inspecção Escolar, mas os mesmos estão descontinuados, e deverão sofrer um processo de reorganização a nível de todo o país, o que inviabilizou a admissão de novos estudantes no presente ano académico.

Assim sendo, e de acordo com o Coordenador da Comissão de Gestão do Instituto Politécnico (Polo 2), Ornelas Sawambo, alguns estudantes que frequentam os cursos em referência serão submetidos a uma nova grelha curricular, ao passo que outros vão obedecer a uma grelha curricular de transição.

A título de exemplo, os estudantes que tenham reprovado numa cadeira que não conste da nova grelha curricular, serão submetidos ao exame especial extraordinário para contornar a lacuna no seu percurso académico, sublinhou.

Segundo um despacho interno da instituição, os exames vão decorrer de 04 a 05 de Novembro próximo, e as inscrições acontecem no período de 18 a 28 do mês em curso.

Excepcionalmente, e tal como frisou ainda o Coordenador da Comissão de Gestão do Instituto Politécnico, são admitidos ao exame especial extraordinário, os estudantes do curso de Pedagogia que na condição de pré- finalistas tenham reprovado no exame especial do II semestre do ano lectivo transacto.

Em função disso, lembrou que o regulamento académico não permite acesso ao 4.° ano com cadeiras em atraso, e no momento, não há condições para repetir a discilplina devido a inexistência de turmas do 3° ano.

Noutra vertente, Ornelas Sawambo fez saber que os chamados cursos de edição limitada (Direito e Gestão e Administração Pública) também carecem de reapreciação; daí ter sido, igualmente, vetado o acesso de novos estudantes, e aqueles com cadeira(as) em atraso estão também sujeitos ao exame especial extraordinário.

Outrossim, e porque tem sido alvo de alguma inquietação, o nosso interlocutor esclareceu que a medida não abrange os estudantes dos cursos de Psicologia e Sociologia, apesar da carga educacional que possuem, pois como garantiu, os mesmos prosseguem no seu ritmo normal.

Carlos Mendes
In Kamboma Mayele

Leave a Reply