EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

URNM Alarga Parcerias no Domínio da Investigação Científica

A investigação científica é um dos esteios do Ensino Superior e, uma universidade que se preze aposta seriamente na promoção desse factor sine qua non para a produção do conhecimento.


Efectivamente, é imbuída desta inegável realidade que a reitoria da Universidade Rainha Njinga a Mbande investe em várias direcções, a fim de catapultar a investigação científica para níveis aceitáveis e, se possível, acima da média.
Deste jeito, o estabelecimento de parcerias com instituições homólogas e afins faz parte da estratégia. Nesta senda, a URNM acaba de ganhar mais um aliado e trata-se da Associação Multidisciplinar de Investigação Científica (AMIC).


Nesta conformidade, um protocolo de cooperação entre as partes foi rubricado no dia 16 de Setembro de 2021 cujos signatários foram; pela URNM, o Coordenador da Comissão Instaladora, Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim, e pela AMIC, o seu presidente, o Professor Doutor João Baptista Machado Sousa.


De acordo com o presidente da Associação Multidisciplinar de Investigação Científica, o protocolo de cooperação faz parte das estratégias da AMIC no sentido de fortalecer a sua presença junto de instituições públicas e privadas, vocacionadas à realização de investigação científica.

Quanto a revista da AMIC, criada por altura do surgimento da associação, João Baptista Machado Sousa sublinhou que o foco inicial era publicar apenas os resultados das investigações internas, mas a posteriori decidiu-se extencionar as publicações de outros ramos do saber em que os investigadores angolanos e estrangeiros pudessem dar a conhecer os resultados das suas investigações.


Vale referir que a revista da AMIC existe desde 2019 e o protocolo foi celebrado este ano, no quadro da cooperação entre a AMIC e a Universidade Rainha Njinga a Mbande. No mesmo âmbito, explicitou também, que a revista publica artigos científicos, resumo de livros, temas relacionados às ciências sociais e humanas, da saúde e das engenharias.

Destarte, a AMIC existe há cerca de dois anos e, está sedeada na província do Huambo e tem como objecto social, a realização de projectos de investigação científica de âmbito local, regional e internacional por via de protocolos de cooperação e de divulgação dos trabalhos.


Carlos Mendes
In Kamboma Mayele

Leave a Reply