EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Quadro de Honra

O Ensino Superior tem como escopo a prossecussão de uma formação de excelência e, nesta rubrica, propomo-nos a exaltar os estudantes de mérito, cujo desempenho académica é digno de reconhecimento e encorajamento.

O primeiro discente a merecer a nossa vênia, chama-se José Manuel Ginga Tomás, de 21 anos de idade. É natural de Malanje, filho de Manuel José Tomás e de Feliciana Paulino Ginga.Nasceu aos 22 de Novembro de 2002; e reside no bairro do Campo de Aviação. É tão-somente o estudante que obteve a maior nota nos Exames de Acesso à Universidade Rainha Njinga a Mbande, isto é, 15.4 valores.Infelizmente, é órfão de pai e vive com a mãe e os irmãos.

Pertence a uma família cristã de Adventistas do Sétimo Dia.Com efeito, fez o Ensino Primário na Escola Ngola Kiluanje e o I Ciclo do Ensino Secundário na Escola do Sagrado Coração de Jesus. Posteriormente, transferiu-se para o Colégio Issenguele no qual concluiu a 8.ª e a 9.ª classes, respectivamente. Já entre 2018 e 2021, frequentou o II Ciclo na Escola Eiffel.

No decorrer do diálogo, revelou-nos que sente a sua inteligência cada vez mais “aguçada” a medida que supera um degrau na vida estudantil.Disse-nos, também, que gosta de poesia e ocupa os seus tempos livres a jogar futebol. É adepto do Liverpool na Liga Inglesa e na Liga dos Clubes Campeões Europeus. Tem, igualmente, como hobby jogar a dama e considera-se um apreciador da “World Music”, ou seja, gosta apenas de boa música, não importa o estilo ou a origem, e nutre uma certa simpatia pelo kuduro.

Considera-se uma pessoa tímida, com a mente cheia de ideias. Gosta de inovações e de se juntar a pessoas criativas.O nosso interlocutor revelou-nos que está solteiro, no momento, e contou-nos uma curiosidade:- Não gosto de cortar o cabelo, mas vejo-me obrigado a fazê-lo por imperativos alheios a minha vontade. Se dependesse de mim, deixava-os sempre crescidos, porque faz parte da minha identidade. É a minha cultura.

Na mesma senda, Manuel Ginga Tomás assume-se como um verdadeiro patriota, pois ama Angola, tem orgulho em ser africano e espera fazer algo para tornar a sua pátria e o mundo melhores.Garante que não perde tempo com coisas fúteis, como: fazer o uso de drogas e outras práticas socialmente desaconselháveis.Profissionalmente, tem o nível básico de inglês, está no nível B1 de francês e possui o curso de informática na óptica do utilizador.

Modestamente, considera-se bom estudante em Biologia, Matemática, Física e Química.Por conseguinte, acredita no Feminismo e no Pan-africanismo, assim como defende um mundo onde as pessoas sejam, efectivamente, livres e possam desfrutar dos seus direitos.

Carlos Mendes

In Kamboma Mayele

Leave a Reply